quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Centro de Internet Comunitária vai apoiar sustentabilidade na zona rural

Créditos à SEAPPA-RJ

Rio de Janeiro

A Secretaria Estadual de Agricultura e o Proderj firmaram Acordo de Cooperação Técnica para a implantação de Centro de Internet Comunitária em Itaperuna, na Região Noroeste.

A unidade, faz parte do Programa Rio Rural/GEF, executado pela secretaria, com recursos do Banco Mundial, para a promoção de desenvolvimento rural sustentável em 50 microbacias hidrográficas de 24 municípios do Norte e Noroeste fluminense.

O objetivo é oferecer à população das comunidades rurais conhecimentos básicos de informática, possibilitando o acesso aos serviços disponibilizados na internet.

O coordenador do Rio Rural, Nelson Teixeira, explica que o Centro funcionará ainda como unidade de disseminação de informações do projeto, disponibilizando desde práticas conservacionistas até dados da riqueza da biodiversidade da região. Os cursos de formação à distância são outros instrumentos que poderão ser acessados por técnicos, agricultores e estudantes da zona rural.

- Além de sala com 10 desktops e uma impressora, uma biblioteca – com material informativo para o desenvolvimento rural sustentável – e um mini auditório, para palestras educativas, também funcionarão no local – acrescentou ele. A unidade seguirá os padrões tecnológicos já adotados pelo Proderj na implantação de outros telecentros no estado.

– O diferencial é que esse foi pensado para atender especialmente ao público da área rural – enfatizou o coordenador.

De acordo com o documento assinado, os investimentos em equipamentos e adequação das instalações são de responsabilidade da secretaria de Agricultura. O Proderj se encarregará da disponibilização de linha e sistemas de acesso à internet.

Segundo o secretário Christino Áureo, este é um importante passo do Programa Rio Rural na integração das comunidades assistidas com o espaço urbano.

– É a democratização do uso da tecnologia da informática e dos conhecimentos de sustentabilidade para aqueles que não têm acesso. O Centro entrará em funcionamento neste primeiro semestre do ano – afirmou.

Nenhum comentário: