sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Teleférico do Alemão irá beneficiar 30 mil pessoas

Créditos à EMOP-RJ

Complexo do Alemão

A instalação de um teleférico é uma das estrelas dos projetos de urbanização da Secretaria de Obras. O bondinho, que terá cerca de 3,9 quilômetros, integrará a estação ferroviária de Bonsucesso com comunidades do Complexo do Alemão. Mais de 30 mil pessoas serão beneficiadas pela obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Nas estações, que ficarão no Morro do Adeus, Morro da Baiana, Morro do Alemão, Itararé/Alvorada e Fazendinha, serão construídas bibliotecas e escolas, além de outros equipamentos sociais, como centros de geração de renda, quadras esportivas, unidades residenciais e centros de referência da juventude.

- Hoje uma pessoa que chega à estação ferroviária de Bonsucesso e mora na Fazendinha, por exemplo, vai demorar cerca de uma hora e meia para chegar a casa. Com a construção do teleférico, com cinco estações na comunidade, esse tempo cairá para uma média de 19 minutos. Pessoas que moram na parte alta e há anos não saem de casa, agradeceram a oportunidade de voltar a se movimentar – afirmou o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão.

As obras já começaram e a terraplanagem do local onde vai ficar a primeira estação, no Morro do Adeus, já está concluída. Esse mês o governador participou da implosão de cinco galpões da antiga fábrica da Poesi, abandonada há anos. No terreno serão construídas 472 unidades habitacionais, uma escola de Ensino Médio e um Centro de Referência da Juventude, que irá estimular a produção cultural e artística dos moradores da região.

Nenhum comentário: