terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Prefeitura de São pedro da Aldeia inaugura centro em defesa de direitos humanos

Créditos à Prefeitura de São Pedro da Aldeia

CREAS

Proteger e apoiar socialmente pessoas vítimas de violência, maus-tratos e outras formas de violação de direitos. Essa é a missão do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), inaugurado pela prefeitura de São Pedro da Aldeia, na segunda-feira, 30/12.

Numa cerimônia simples, a subsecretária de Ação Social, Elizangela da Silva Lobo abriu as portas do local e falou da importância dos serviços oferecidos pela unidade.

- O CREAS complementa o trabalho dos quatro CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) existentes no município que oferecem a proteção básica e projetos de reinserção social, com oficinas e cursos profissionalizantes. Já o CREAS atua no atendimento dirigido às situações em que os direitos das pessoas foram violados. É um serviço muito importante, um avanço para a nossa cidade – disse Elizangela.

A implantação do CREAS no município tem parceria com os governos do Estado e Federal, atendendo a uma determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O Centro vai funcionar com uma equipe multidisciplinar composta inicialmente por assistente social, psicóloga, advogada, assistente administrativo, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

A coordenadora do Centro, Zélia Monteiro Junger, fez a apresentação da equipe de trabalho e da proposta desenvolvida pela unidade de proteção social.

- Toda a equipe passou por uma capacitação oferecida pelo governo federal no Rio de Janeiro e visitamos outros CREAS nos municípios vizinhos para fazer um intercâmbio de experiências. Estamos prontos para começar a trabalhar – salientou ela.

A proposta é oferecer um atendimento especializado à crianças e adolescentes, idosos, mulheres vítimas de maus-tratos e violência doméstica, população em situação de rua ou risco social, pessoas vítimas de preconceito sexual, bem como pessoas com necessidades especiais. O Centro de Referência Especializado em Assitência Social (CREAS) oferece os serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, atendendo às famílias e indivíduos com direitos violados, cujos vínculos familiar e comunitário ainda não foram rompidos.

O serviço do CREAS funciona em articulação com os demais serviços da rede sócio-assistencial do município e com as demais políticas públicas e instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos”, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social. O Centro atuará em parceria com diversos órgãos, como o Conselho Tutelar, Ministério Público, Juizado de Menores, secretaria municipal de Saúde.

Para implantar a unidade, a prefeitura realizou a reforma do antigo prédio do Pronto-Socorro Municipal, na Travessa Getúlio Vargas. A sede do CREAS conta com uma recepção, quatro banheiros, sendo um adaptado a portadores de necessidades especiais, sala de reunião, sala de coordenação, sala de espera, sala de ludoterapia, sala de atendimento individual e local para atendimento multidisciplinar.

Nenhum comentário: