sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Rio 2016 celebra a chegada de 2009 no Réveillon de Copacabana

Créditos ao site oficial Rio 2016

Slogan na Roda Gigante

A chegada de 2009 vai ficar marcada na memória dos brasileiros como um ícone da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Cerca de dois milhões de pessoas assistiram à contagem regressiva projetada na Roda Rio 2016, instalada no Forte de Copacabana, e a queima de fogos na praia de Copacabana.

O novo slogan da candidatura Rio 2016 representa bem o espírito da virada do ano. A Festa de Ano Novo no Rio de Janeiro tradicionalmente une um público eclético em clima de paz e confraternização. O mesmo conceito emana do slogan “Viva sua paixão”, que traduz a maneira do brasileiro de se envolver apaixonadamente em tudo o que faz e também o convívio harmonioso de diferentes culturas, religiões e comportamentos.

Para o presidente do Comitê de Candidatura Rio 2016, a contagem regressiva foi um marco na campanha do Rio de Janeiro. “Faltam nove meses para que o Comitê Olímpico Internacional escolha a sede dos jogos de 2016 e o Rio de Janeiro começa este ano tão importante com uma festa maravilhosa. Foi uma celebração que reuniu milhares de pessoas em clima de alegria e paz, um reflexo do que queremos oferecer para o mundo durante os Jogos Olímpicos. O lançamento do slogan “Viva sua paixão” não poderia ser em outro evento, pois ele traduz a receptividade, a celebração e o envolvimento do povo brasileiro”, disse Carlos Arthur Nuzman.

Este ano o tema do show pirotécnico foi “os quatro elementos da natureza”, que durou 20 minutos. Outra novidade foi o uso pela primeira vez no Brasil das chamadas “bombas filhotes”. Foram 48 artefatos que explodem de forma mais lenta, o que aumenta a duração da iluminação do céu.

A Roda Rio 2016 será aberta ao público amanhã, dia 2 de janeiro, e funcionará até o dia 1° de março, data do aniversário da cidade Rio de Janeiro. Com capacidade para 144 pessoas e uma gôndola adaptada para pessoas com deficiência, a roda-gigante de 36 metros e 94 toneladas é um dos símbolos da candidatura Rio 2016.

Na saída do brinquedo, o visitante encontra um container idêntico ao que levará os documentos oficiais solicitados pelo COI às cidades candidatas, no qual poderá deixar sua assinatura e escrever mensagens de apoio à cidade. Na Praça Rio 2016, uma extensa área de lazer, haverá informações sobre o projeto Rio 2016. Diariamente, a partir das 20h30, imagens que remetem à candidatura serão projetadas na roda e poderão ser vistas da orla de Copacabana.

Nenhum comentário: