quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Teatro João Caetano reabre para o público após reforma

Créditos à Elianah Jorge

Teatro João Caetano

A casa de espetáculos mais antiga da cidade, o Teatro João Caetano, será reinaugurado no próximo sábado, dia 10 de janeiro, com o musical Tom e Vinícius, após passar por um breve período de reformas. Inaugurado em 1813, por D. João VI, o João Caetano agora oferece maior comodidade e facilidade de acesso a pessoas com necessidades especiais. Os painéis do pintor Di Cavalcanti, outrora esquecidos, ganharam destaque com a nova iluminação. A meta é, aos poucos, continuar fazendo os reparos necessários para o bom estado de conservação deste que é um dos palcos mais importantes do estado.

O trabalho de conservação do Teatro João Caetano começou em setembro de 2008, com a programação ainda em cartaz, de forma a não atrasar a nova “roupagem” e tampouco gerar empecilhos aos freqüentadores. Na primeira etapa, foi realizada a descupinização, revisão do telhado, correção da parte elétrica e hidráulica e também a pintura de camarins e da área de serviços. O palco foi revitalizado com a raspagem do assoalho para a eliminação de farpas.

Feita com recursos da Secretaria de Cultura e com a orientação de um arquiteto, a obra teve a segunda etapa voltada para a reforma do hall e do foyer.

Os primeiros murais modernistas da América Latina, Samba e Carnaval, de autoria do pintor Di Cavalcanti, fazem parte do acervo da casa há bastante tempo. No entanto, passavam despercebidos pelo público. Agora, as obras, localizadas no segundo andar da casa, ganharam destaque com a nova iluminação e com a recuperação das jardineiras (tipo de banco redondo) que ficam próximas a área dos painéis.

De acordo com o diretor do teatro, Daniel Dias da Silva, o que vem acontecendo no João Caetano, na verdade, é um resgate cultural e arquitetônico do local:

- O plano é continuar. De tempos em tempos, vamos reavaliar as necessidades do Teatro para evitar que os problemas se acumulem.

Para se adaptar às necessidades, o número de assentos passou de 1222 para 1126. Agora cadeirantes contam com 16 lugares especiais. Pessoas obesas ou com pouca mobilidade tem a opção de levantar o braço divisório das cadeiras, para que estas fiquem mais espaçosas. O tapete foi trocado, assim como as cortinas de acesso à platéia, que ganharam a cor preta para harmonizar a reforma visual da parte interna do prédio.

Em breve ,será a vez da fachada receber melhorias. Atualmente, a frente do João Caetano é revestida por mármore branco e vidros fumê:

- A idéia, agora, é passar esta nova visão do Teatro para a área externa. É delicado mexer com o visual externo da casa. Tudo tem que ser bem planejado, afinal o João Caetano faz parte do Centro Histórico da cidade, declarou Daniel.

Os planos de Daniel Dias vão além. O diretor tem como uma das prioridades resgatar a história do Teatro João Caeteno:

- O teatro tem 195 anos, sofreu três incêndios e passou por reformas drásticas. Não temos patrimônio histórico físico, como é o caso do Theatro Municipal, mas temos a história registrada, ainda que pulverizada com historiadores, amantes do teatro e pessoas que passaram pela casa. Estou no processo de acúmulo de material e, a todo momento, tem gente querendo oferecer material do teatro. Já conseguimos fotos da autoria de Augusto Malta, de 1929, que mostram a fachada. Outra idéia é fazer uma exposição sobre a história do teatro e, assim, mostrar sua importância à população. Acho importante resgatar a história do Centro e do teatro. Conhecendo a história, as pessoas vão conservar melhor este patrimônio da cidade.

O musical Tom e Vinícius, que marca a reabertura da casa, ficará em cartaz de sexta-feira a domingo, sempre às 20h, até o dia 15 de fevereiro. Os ingressos para platéia e balcão nobre custam R$ 40 e, para balcão simples, R$ 20. A casa trabalha com o sistema de meia-entrada para idosos e para portadores de carteirinha de estudante.

O Teatro João Caetano fica na Praça Tiradentes, s/n° - Centro do Rio. Informações pelo telefone 21-2332-9166

Nenhum comentário: