quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Secretaria assina convênio com Paty do Alferes para reestruturação do trânsito

Créditos à SETRANS-RJ

Paty do Alferes

O município de Paty do Alferes recebeu uma ótima notícia nesta quarta-feira (07/01). O secretário de Transportes, Julio Lopes, e o prefeito do município, Rachid Elmor, assinaram um convênio para a melhoria do trânsito na cidade e para que Paty do Alferes passe a integrar o programa “Rio – Estado da Bicicleta”, uma iniciativa da Secretaria de Transportes.

Uma equipe de engenheiros da secretaria realizou uma vistoria no município e constatou que os principais problemas de trânsito são a circulação de veículos e pistas estreitas no centro da cidade, a maioria em mão dupla, e os estacionamentos insuficientes para atender o comércio local e realizado de forma desordenada. Após um estudo, a secretaria propôs a adoção de uma circulação diferente da atual, adotando dois corredores de tráfego, um para cada sentido de fluxo principal, formando, assim, um binário.

- Essa configuração de tráfego permitirá a solução da fluidez da circulação, além, do ordenamento e a ampliação da disponibilidade de vagas de estacionamento. Com isto, as vias ficarão menos carregadas, o trânsito fluirá melhor e a população ganhará muito com estas mudanças – analisou o secretário de Transportes, Julio Lopes.

Paty do Alferes será o primeiro município do Vale do Café a contar com o programa “Rio – Estado da Bicicleta”. O objetivo é implementar a cultura da bicicleta e incluir o transporte não-motorizado em cada um dos municípios integrados com outros modais de transporte. A infraestrutura cicloviária contará com ciclovias de 1,20 metros, pontos de integração entre ônibus e bicicleta, bicicletários de integração e suporte para o estacionamento de bicicletas.

- O suporte para o estacionamento das bicicletas é fundamental para o sucesso do projeto, pois os ciclistas precisam ter onde deixar suas bicicletas com segurança. Com a implantação do projeto haverá um salto na melhoria de vida da população e da cidade, com as vias públicas menos congestionadas. Através deste convênio iremos disponibilizar bicicletas para a cidade. Com certeza o “Rio – Estado da Bicicleta” trará mais turistas para o município, trazendo benefícios para o setor e para o comércio – frisou Julio Lopes.

O prefeito Rachid Elmor agradeceu o empenho do secretário de Transportes e espera realizar mais parcerias com o governo do estado.

- A parceria com a Secretaria de Transportes será fundamental para Paty do Alferes. Recebo muitas reclamações sobre o trânsito e os estacionamentos no centro da cidade. Com estas mudanças, o tráfego irá fluir melhor. A bicicleta é uma excelente alternativa de transporte e vamos colocar esta idéia em prática – comentou o prefeito.

O objetivo do “Rio – Estado da Bicicleta” é criar uma nova cultura cicloviária e promover uma revolução do transporte para deslocamentos curtos, com trajetos de até cinco quilômetros.

Nenhum comentário: