quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Mesmo fechado por 5 dias, Maracanã bate recorde de visitantes em dezembro

Créditos à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer

Maracanã


O Maracanã está em alta nessas férias. Somente no último mês de dezembro, um total de 13.394 turistas visitaram as dependências do estádio. Uma média de 515 pessoas por dia, nos 26 dias em que o tour pelo estádio esteve aberto ao público. Grupos de americanos, japoneses, angolanos, franceses e italianos se destacam entre os visitantes, além dos brasileiros que aproveitam as férias de fim de ano para conhecer o Templo do Futebol Mundial.

- Vim conhecer o estádio pela mística e pela história. O passeio é muito bom, gostei muito das fotos nos corredores que dão acesso ao vestiário. Nunca imaginei que fosse assim – disse André Santos, morador de Brasília.

Mesmo ficando fechado nos dias 5 e 6 de dezembro, por causa da festa de chegada do Papai Noel, e também nos dias 13, 14 e 15, para o show da cantora Madonna, o estádio teve uma alta de 9,5% de visitantes, em relação ao último mês do ano de 2007. O período entre o Natal e o Ano Novo foi o mais visitado, já que a cidade recebe muitos turistas para celebrar uma das festas de Réveillon mais famosas do mundo. O dia 30 bateu o recorde de público do mês, com 1.640 pessoas visitando o estádio.

Não é de hoje que o Maracanã – Estádio Mário Filho – é tido como uma das mais procuradas atrações do estado do Rio de Janeiro. Hoje, ele é o segundo ponto turístico mais visitado da capital, perdendo apenas para o Corcovado. Chegar ao Maracanã é muito fácil. Ele fica localizado na Zona Norte do Rio e é de fácil acesso, pois há estações de trem e metrô próximas e diversas linhas de ônibus têm pontos em frente ao complexo esportivo - diz a Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins.

A visita começa na Calçada da Fama, onde 97 jogadores que colaboraram com a grandeza da história do estádio estão eternizados. Entre eles, Pelé, Garrincha, Zico, Roberto Dinamite, Didi, Eusébio, Beckenbauer, Ronaldo Fenômeno, Gérson e, mais recentemente, Kaká, eleito pela FIFA o melhor jogador de futebol do mundo. A jogadora Marta é a única mulher a fazer parte da Calçada da Fama.

No hall dos elevadores, há dezenas de painéis ilustrativos e auto-explicativos, que contam a história do futebol. O visitante pode apreciar fotos da construção do Maracanã e de jogos importantes realizados no estádio. Há, ainda, uma homenagem às quatro maiores torcidas do Rio – Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Fotos de Frank Sinatra, Madonna e Paul McCartney, que fizeram shows no gramado do Maracanã, também podem ser vistas.

Pelos elevadores, o visitante chega ao sexto andar, de onde tem uma vista panorâmica – arquibancada, cadeiras, tribuna e gramado. Descendo, chega-se à Tribuna de Honra, onde estão expostas, entre outras peças , as cadeiras onde se sentaram a Rainha Elizabeth II e o Papa João Paulo II, quando estiveram no estádio.

A melhor parte, a visita ao gramado, fica para o final. Por um corredor enfeitado por painéis fotográficos, que retratam os craques do futebol brasileiro, o visitante pode sentir bem de perto o clima de uma partida de futebol. Ele tem acesso aos vestiários dos jogadores e à sala de aquecimento, com gramado sintético e baliza. Por fim, chega à escada que dá acesso ao campo, onde se pode contemplar a beleza da arquitetura e entender porque o Maracanã é chamado de "o palco sagrado do futebol".

O Centro de Visitação dispõe de um coordenador e 22 universitários bilíngües, estrategicamente posicionados para atender aos visitantes. A Suderj disponibiliza o telefone 2334-1705, das 9h às 18h, de domingo a domingo, para agendamento de visitas para grupos grandes e escolares.

A entrada inteira custa R$ 20,00. Menores de 12 e maiores de 65 anos e portadores de necessidades especiais e seu acompanhante, com carteira de identificação, não pagam. Estudantes e moradores do Rio de Janeiro pagam meia entrada, desde que apresentem a carteirinha de estudante e um comprovante de residência, respectivamente.

Nenhum comentário: