quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Secretaria do Ambiente recupera restinga da praia de Lopes Mendes

Créditos à SEA

Ilha Grande

A restinga da praia de Lopes Mendes, um dos tesouros do Parque Estadual da Ilha Grande, começou, este mês, a ser restaurada com o plantio de 3.000 mudas, uma iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente, da Secretaria Estadual do Ambiente, em parceria com a Companhia Vale. A recuperação deste importante ecossistema faz parte do Programa de Fortalecimento do Parque Estadual da Ilha Grande, destinada a recuperar a vegetação nativa da Unidade de Conservação.

A primeira fase do plantio ocorreu entre os dias 9 e 15 de janeiro deste ano, cuidadosamente planejada para superar as adversidades de transporte e mão-de-obra. A administração do parque acionou seus parceiros e membros do Conselho Consultivo. Prontamente, a Brigada Mirim Ecológica disponibilizou seu barco e alocou nove jovens brigadistas. Alguns guias locais juntaram-se a outros voluntários para que a tarefa fosse executada em mutirão.

Em apenas sete dias, foi efetuado o plantio de 3.640 mudas, de 16 espécies nativas, em uma área de 15.000 m2. Para proteger as mudas do pouso ilegal de helicópteros, foram instaladas centenas de estacas de madeira de abricó-da-praia, uma das espécies exóticas invasoras nesta restinga. Alguns caminhos de veículos foram fechados, limitando o trânsito somente para o trabalho de coleta de lixo.

A recuperação da restinga da praia de Lopes Mendes foi iniciada em maio de 2008 com a explosão de uma pista de pouso clandestina, em operação comandada pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais – CICCA, da Secretaria de Estado do Ambiente, com apoio do Grupamento Aeromarítimo da Policia Militar e da Administração do Parque.

Antes mesmo da explosão da pista já estava sendo feita investigação e registrando a flora local de Lopes Mendes, selecionando plantas matrizes, coletando sementes e produzindo mudas no viveiro do parque, para que o plantio ocorre-se agora, época mais propícia. Ficamos surpresos com o escasso conhecimento científico sobre esta restinga. Mas o projeto de restauração não será prejudicado, pois estão sendo utilizadas informações das restingas da Reserva Biológica da Praia do Sul e da Marambaia como referência.

Lopes Mendes é um setor estratégico para o Parque, pois sua praia é um dos principais atrativos turísticos de Ilha Grande, chegando a receber, em alta temporada, mais de mil visitantes por dia. Devido à importância ecológica da restinga, o processo de restauração servirá para sensibilizar e educar os turistas, além de favorecer a fauna. Na Reserva Biológica da Praia de Sul, a restinga está muito bem preservada, e como a visitação não é permitida, ela é destinada a cumprir o nobre papel de banco genético, ou seja, uma fonte de sementes, além de ser um marco para a restauração de áreas semelhantes.

Nenhum comentário: