quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Aterro sanitário vai acabar com lixões de Paracambi, Mendes, Paulo de Frontin e Japeri

Créditos à SEA

Rio de Janeiro

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, estima que até o final do ano será resolvido o problema do lixo despejado em Paracambi, Mendes, Paulo de Frontin e Japeri, com a construção de um aterro sanitário que atenda aos quatro municípios. Ela visitou Paracambi nesta quarta-feira (21/01) e concluiu que não é mais possível conviver com um lixão no centro da cidade. Os três outros municípios enfrentam problemas semelhantes.

Ao lado dos prefeitos Tarciso Pessoa (Paracambi) e Rogério Rientes (Mendes), Marilene constatou que o lixão de Paracambi não tem mais condições de receber as 30 toneladas de lixo por dia, como acontece atualmente. Mendes e Paracambi vão formar um consórcio com Paulo de Frotin e Japeri para o funcionamento do aterro.

"Acredito que até o fim desse ano a cidade já esteja livre dessa lixeira", disse a secretária. Ela lembrou que está sendo desenvolvido pela secretaria o programa "Lixão Zero" e Paracambi, Mendes, Paulo de Frontin e Japerí estão entre as cidades beneficiadas. Pelo menos R$ 8 milhões do Fecam serão aplicados no projeto.

O aterro vai ficar entre as cidades de Paracambi e Japeri. "Mendes e Paulo de Frontin também vão transportar seu lixo para o aterro e vamos acabar com as lixeiras nas quatro cidades", disse Marilene.

Ficou agendada para o próximo dia 13, uma reunião, na Secretaria do Ambiente, entre os quatro prefeitos e Marilene Ramos. "Vamos à secretaria no Rio para assinar o consórcio e formalizar nosso projeto", comemorou o prefeito de Paracambi, Tarciso Pessoa, que ainda manifestou satisfação com a visita da secretária.

"Há muito tempo que a cidade espera a solução desse problema. Estamos confiantes que a secretária vai nos ajudar. O que não pode mais acontecer é a população conviver com esse problema que é a lixeira praticamente no centro da cidade", ressaltou o prefeito.

Nenhum comentário: