quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Estado inaugura Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria

Créditos à SEA

Rio de Janeiro

Quando: quinta-feira, 22 de janeiro de 2009; às 10h.

Onde: Rua Projetada 4, s/n° (acesso pela Rua Carlos Seidl, 950 – rua ao lado da garagem da Viação 1001) – Caju.

O Governo do Estado conclui mais uma obra do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG): a Estação de Tratamento Esgoto (ETE) de Alegria, no Cajú. A inauguração será feita pelo governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente da Cedae, Wagner Victer. Participam ainda do evento, que será nesta quinta-feira (22/01), às 10h, o prefeito Eduardo Paes e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

A ETE Alegria vai reduzir em 98% a carga poluidora dos 2.500 litros por segundo do esgoto tratado pela ETE. Participam também do evento, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, a secretaria do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente da Cedae, Wagner Victer, entre outras autoridades e executivos do setor.

216 milhões de litros por dia deixam de ser lançados "in natura" na Baía de Guanabara, o que equivale a um "Maracanãzinho" de esgoto a menos por dia com a inauguração da obra. Há dois anos, a Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria recebia apenas 500 litros por segundo, que eram tratados pelo sistema primário, retirando apenas 30 a 40% das impurezas.

No Centro de Visitação Ambiental de Alegria, também funcionará um aquário de 18 mil litros dos efluentes tratados pela estação, onde viverão carpas. O aquário servirá para provar a qualidade do novo sistema de tratamento e a balneabilidade da água tratada. A ETE também abrigará uma "Central Incubadora de Mudas de Mata Atlântica". A incubadora, que será batizada com o nome do empresário Arthur Sendas, terá capacidade para produzir 35 mil mudas por ano.

Além disso, a ETE Alegria contará também, no futuro, com uma Central de Produção de Energias Alternativas com a geração de energia elétrica a partir do biogás. Haverá também uma unidade de produção de biodiesel, a primeira construída no Brasil, capaz de separar a escuma do esgoto para a fabricação do biodiesel. O projeto foi concebido com tecnologia alemã.

A ETE Alegria, que está sendo construída há mais de uma década, se encontrava subutilizada. A partir da noite de hoje (21/01), véspera da inauguração, uma iluminação artística. A iluminação, que foi inspirada nas ondas do calçadão de Copacabana, transformará a ETE Alegria em uma referência de obra pública moderna e eficiente e poderá ser vista da Linha Vermelha.

Nenhum comentário: