quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Roda-gigante motiva torcida pela candidatura do Rio às olimpíadas

Créditos à Julia de Brito e Guedes de Freitas


Funcionando desde o dia 2 de janeiro, a roda-gigante localizada no Forte de Copacabana vem recebendo muitas famílias dispostas a aproveitar o verão carioca. O equipamento, diversão que chama a atenção de crianças e adultos, divulga, em sua segunda edição, a candidatura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A iniciativa de ter como mote a campanha da cidade maravilhosa à sede da competição está sendo aplaudida por quem passa pelo espaço que oferece shows ao vivo, além do passeio na roda-gigante. Visitante pela primeira vez, a carioca Ana Luíza dos Santos Vaz, moradora da Barra da Tijuca, trouxe os dois filhos para fazer o passeio. Ela considera o espaço um lugar privilegiado pela beleza natural e acredita que as olimpíadas de 2016 trarão benefícios à população da cidade e do estado do Rio.

- O local da roda é maravilhoso. Acho que será muito bom para o Rio. A cidade é linda, a competição vai gerar muitos empregos e isso vai dar mais visibilidade à cidade, tanto no Brasil como no exterior – disse Ana Luíza, que também está empolgada com a possibilidade de o Rio de Janeiro se tornar uma cidade-referência no esporte. - Para as crianças, receber as olimpíadas no Rio é muito motivador. É um incentivo para a prática de esportes – acrescentou.

Com seis mil metros quadrados, a área de convivência no Forte de Copacabana possui várias atrações, como bares, pistas de dança e uma área para shows musicais. A partir das 20h30, o público pode apreciar a projeção multimídia de obras de ilustradores e diretores de arte sobre uma tela redonda afixada na face externa da roda-gigante. Devido ao tamanho da tela, essas projeções podem ser vistas de vários pontos da Praia de Copacabana.

Importada da Alemanha, a roda-gigante tem 36 metros de altura e pesa 80 toneladas. Cada uma das 24 gôndolas carrega cerca de seis pessoas e o passeio custa entre R$ 10 e R$ 40. O primeiro turno funciona das 13h às 16h45 e o segundo das 19h à meia-noite, de terça a quinta-feira. De sexta-feira a domingo, a roda funciona até às 2h.

Quem visita a área de convivência no Forte também pode assistir a um vídeo sobre a cidade do Rio e sobre as olimpíadas de 2016, no percurso para o acesso de entrada à roda-gigante. Um corredor escuro, decorado com luzes que remetem às cores da logomarca da campanha, foi preparado especialmente para emocionar os passantes com imagens das olimpíadas de Pequim e informações sobre as olimpíadas de 2016 que, segundo o vídeo de divulgação, terá cinco regiões olímpicas: Barra, Deodoro, Maracanã e Copacabana, totalizando 33 modalidades esportivas.

Carolina Lorang, moradora do Joá, levou a filha para aproveitar o espaço, que oferece recreação para os pequenos, e diz estar confiante na vitória do Rio para sediar os jogos de 2016.

- Adorei, o preço é bom, a vista é bonita e o Rio de Janeiro está preparado para sediar as olimpíadas. Tivemos os Jogos Pan-americanos para mostrar que temos potencial – comentou.

O casal gaúcho Rafael e Graziela Pereira está há 10 dias no Rio e também adorou o evento. Eles consideram a divulgação da campanha para as olimpíadas uma forma de motivar a população brasileira a torcer pela vitória do Rio e adoraram a idéia do governador do Rio, de pedir a ampliação do período de funcionamento do espaço de entretenimento.

No dia 18 de dezembro, em entrevista coletiva, Sérgio Cabral solicitou à empresária Roberta Medina, presidente da empresa responsável pela produção do evento, um prazo maior para o funcionamento do equipamento. Em princípio, a roda-gigante será desativada no dia 1º de março.

Depois de enaltecer o sucesso da divulgação da campanha pela sede das Olimpíadas, por meio da roda-gigante, durante a queima de fogos no Ano Novo, em Copacabana, o secretário-geral do Rio 2016, Carlos Roberto Osório, disse que a idéia do governador é oportuna e procedente, pois no dia 2 de outubro, data do anúncio da cidade escolhida, pelo comitê executivo do COI, em Copenhague, o comitê da candidatura do Rio organizará um grande evento na praia, para acompanhar a cerimônia diretamente da capital dinamarquesa.

– A idéia do governador vem ao encontro dos nossos planos e, portanto, merece todo o nosso apoio, mas depende, principalmente, da empresa responsável pela roda-gigante. Ela necessita basicamente, creio eu, de dois fatores para estender a operação não apenas da roda em si, mas de todo o centro de diversão montado no Forte de Copacabana: conseguir apoio financeiro e a locação do equipamento até aquela data – completou o executivo.

Osório disse que a projeção de imagens e as informações sobre a história das Olimpíadas, veiculadas na tenda que precede a chegada à roda-gigante, são a comprovação do comprometimento da cidade com o projeto olímpico de 2016.

– A imagem da roda com a contagem regressiva do Ano Novo foi acompanhada em vários países. Pudemos divulgar para o mundo o slogan da candidatura do Rio às Olimpíadas, durante uma das festas mais populares do planeta – ressaltou o secretário-geral do COB.

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