sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Programa Rio – Estado da Bicicleta realiza, em 2008, ações na área educacional

Secretaria de Transportes

Ciclovia em Copacabana

Em 2008, o Programa Rio – Estado da Bicicleta, criado pela Secretaria de Transportes com o objetivo de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte urbano em todo o estado, integrando-a aos outros modais, realizou diversas atividades, principalmente na área educacional. Ciclos de palestras sobre mobilidade urbana segura por bicicleta e cursos para a formação de multiplicadores do novo meio de transporte foram apresentados em escolas públicas estaduais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Além disso, palestras, pesquisas e sorteios de bicicletas foram realizados junto aos alunos e, em 2009, mais 50 escolas do estado receberão a visita do Programa. Ainda em 2008, a equipe do Rio – Estado da Bicicleta elaborou escopo de projetos que foram sugeridos às prefeituras do estado para 2009. Entre eles estão cursos de atualização para agentes de trânsito, com ênfase em mobilidade por bicicleta e cursos de conduta e circulação preventiva para condutores profissionais.

- Pretendemos realizar, no próximo ano, um concurso escolar. Para isto, estamos em contato um com a Secretaria Estadual de Educação e com os municípios, para atingir escolas públicas e privadas – disse o coordenador do Programa, Leonardo de Carvalho.

Segundo ele, do concurso sairão os personagens interativos que irão integrar a “Turma do Pedal”, um blog com endereço exclusivo na Internet, juntamente com o Bike e Magrela. Eles irão divulgar de forma didática e lúdica os benefícios da bicicleta por meio da interação com adolescentes e jovens.

A primeira escola a receber, em 2008, o projeto "Pedalando na Escola" foi o Colégio Marinheiro João Cândido, em São João do Meriti, onde a equipe do Programa realizou palestras, com o objetivo de conscientizar os alunos da importância do uso da bicicleta e estudar a possibilidade deles a usarem no deslocamento para a escola.

Os professores e diretores do colégio receberam certificados de agradecimento pela participação no projeto e os estudantes receberam folhetos com dicas de segurança para pedalar nas ruas. A equipe também realizou sorteio de bicicletas e aplicou pesquisa para identificar o número de bicicletas que existem nas escolas e as necessidades de bicicletários.

- Os dados da pesquisa mostram que 53% das crianças entrevistadas utilizam a bicicleta para diversos meios, 33% como meio de lazer, 10% para ir à escola e 4% para realizar compras. Outro resultado importante para análise da equipe do programa são os locais de implantação dos bicicletários. Os dados apontam que 15% dos alunos acham importante ter bicicletários nos mercados, 14% nas escolas e 8% nas áreas de lazer, entre outros – comentou Leonardo.

Nenhum comentário: