sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Obras contribuem para despoluição da Baía de Guanabara

Créditos à Secretaria de Obras

Baía de Guanabara

A Nova Cedae está desenvolvendo uma série de obras de recuperação e construção de reservatórios de água, construção de redes de distribuição de água e coleta de esgoto, direcionando os resíduos para as estações de tratamento. Com isso, além de enquadrar-se na política de saneamento, contribui-se para a despoluição da Baía de Guanabara.

O Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) foi retomado pelo governo e a Cedae vem fazendo as ligações da rede de distribuição com os troncos-coletores, a fim de que se diminua o volume de resíduos sólidos jogados in natura na baía. São obras na capital, direcionando o esgoto do Centro da cidade e de grande parte da Zona Norte para a Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria, que começará o tratamento secundário dos resíduos em janeiro. Outras estações de tratamento que fazem o cinturão da baía estão recebendo as ligações domiciliares, numa forma de reduzir a poluição na região e permitir a volta da pesca e de atividades turísticas.

A Cedae também vem investindo nas estações de tratamento ao longo do sistema lagunar da Barra da Tijuca e da Lagoa Rodrigo de Freitas. A expectativa é de reduzir ao nível mínimo as emissões de esgoto, recuperando o que já foi degradado.

Para dar suporte às cidades do interior na confecção de projetos de melhoria foi criado um grupo executivo, que tem por objetivo ver o material que foi apresentado e desenvolver um projeto que possa atender os municípios em suas particularidades. Além de recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Secretaria de Obras vem pleiteando junto ao governo federal recursos para todas as cidades fluminenses, apresentando projetos de obras e demonstrando a importância de se investir para a universalização do tratamento de esgoto.

E o sucesso desse trabalho pode ser mensurado pelos projetos que estão sendo liberados no Ministério das Cidades e na Funasa. Segundo o ministro Márcio Fortes, as obras do Rio de Janeiro servem de referência para todo o país e, certamente, será uma importante contribuição para o planejamento de obras de outros estados. Não apenas os projetos de saneamento, mas o de urbanização de comunidades vem sendo apontado pelo ministro como um parâmetro para futuros projetos nessa área.

Nenhum comentário: