sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Centro de Convenções RIOCIDADENOVA

Créditos à Prefeitura do Rio de Janeiro

O Centro de Convenções RIOCIDADENOVA é um empreendimento da Prefeitura do Rio em parceria com a iniciativa privada. O Centro fica localizado na área do Teleporto, Cidade Nova, Centro do Rio. É composto por um prédio principal, para Convenções e Feiras, e um outro prédio anexo, restaurado, que vai sediar eventos culturais nacionais e internacionais. O complexo tem capacidade para receber seis mil pessoas.


O empreendimento é uma CONCESSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO PRECEDIDA DE OBRA PÚBLICA de construção, na forma do inciso V, artigo 15 da Lei 8.98795, em imóvel público municipal. O investimento da Prefeitura foi de R$ 28.735.000,00. O projeto foi elaborado pelos arquitetos Luiz Carlos Toledo e Marcos Araújo. A licitação e gerenciamento das obras civis ficaram a cargo da RIOURBE, Empresa Municipal de Urbanização, vinculada à Secretaria Municipal de Obras. A obra foi iniciada em dezembro de 2003 e concluída em 30 de junho de 2007.

A empresa concessionária é a Racional Engenharia LTDA, responsável pela execução da obra de construção. A adminisitração do espaço é de responsabilidade do Transamérica, pertencente ao Grupo ALFA, holding que controla a rede de hotéis Transamérica, responsável pela administração do Transamérica Expo-Center, um dos mais modernos centros de convenções da América Latina.

Números

área do terreno: cerca de 16 mil m2
área construída: centro de convenções: 21.809 m2
prédio tombado: 1.326 m2
urbanização: 6.474 m2
estacionamento (subsolo): 12.195 m2
área total construída: 41.804 m2
concreto: 8.600 m3 (Centro de Convenções) e 8.809 m2 de lajes alveolares
aço: 671 toneladas
escavações: 38 mil m3 ( executados 33 mil m3)
estacionamento coberto: 1.500 vagas


Estrutura do RIOCIDADENOVA

O prédio principal do Centro de Convenções tem dois pavimentos, dois mezaninos e um estacionamento com 400 vagas no subsolo, perfazendo uma área total de construção de 35.185 metros quadrados. O projeto foi elaborado visando atender as necessidades funcionais de cada setor e os diferentes fluxos de visitantes, funcionários, mercadorias, veículos, característicos de um centro de convenções.

O prédio possui estrutura em intercolúneos crescentes (8 metros nos subsolos,16 metros na área de exposições e 32 metros no setor de congressos), e sistemas estruturais técnico e economicamente coerentes, utilizando-se concreto moldado in loco e pré-moldados, sempre dentro das relações altura/vão vantajosas. A cobertura central do setor de congressos é composta por estrutura metálica, com isolamento termo-acústico.

No primeiro pavimento, ficam localizados o Salão Nobre, o Salão de Exposições, com capacidade para abrigar até 300 estandes, área externa urbanizada e dotada de tratamento paisagísitco, além de todas as áreas de apoio necessárias à operação do centro. A solução espacial dada ao setor de exposições permite, inclusive, a realização simultânea de duas feiras e eventos distintos e simultâneos, uma vez que o projeto inclui dois acessos pela praça de eventos, onde se localiza o prédio tombado:
- o Salão Nobre como entrada principal, fazendo a interligação entre a Praça e a Av. Paulo de Frontin;
- e o Hall das escadas rolantes, como segundo acesso.

No nível do primeiro mezanino ficam os depósitos e áreas de apoio para funcionários e as salas dos terceirizados, além da área técnica das centrais de ar condicionado e outros equipamentos.

No nível do segundo mezanino se localizam cinco Salas de Reuniões, Comitês, Workshops e Eventos com acesso pelas escadas rolantes e pelos elevadores panorâmicos. O grande Hall terá vista para a Praça de Eventos e o Prédio Tombado, através de um grande caixilho. Neste pavimento também fuciona uma grande área de depósito.

No segundo pavimento fica o Setor de Congressos e Convenções, dotado de um grande espaço multifuncional denominado Salão de Congressos, com área total de mais de 2.500 m² ( vãos livres de 60m x 40m e 8,00 m de pé-direito). Este salão poderá ser subdividido em oito grandes salas de cerca de 300 metros quadrados, através de painéis acústicos retráteis. A utilização deste tipo de painel permite que este espaço possa ser subdividido com grande rapidez, adequando-se às necessidades de cada tipo de evento. O Hall de Congressos possui cerca de 2.600 m2 e poderá ser integrado ao Salão de Congressos através das divisórias acústicas retráteis, criando mais um grande espaço para eventos e feiras

Também fazem parte do segundo pavimento mais 13 salas para reuniões, comitês, work-shops e escritórios, com áreas de aproximadamente de 120m2 e pé direito de 4,5m, sendo que quatro destas salas também serão com divisórias acústicas retráteis, o que permite a variação em número e forma bem como a ampliação do Hall de Congressos, de acordo com a necessidade específica de cada evento. Também fazem parte do projeto, um restaurante/bar externo junto à praça de eventos.

Para dar suporte à montagem e desmontagem de eventos existem dois elevadores de carga, sendo um para automóveis e cargas grandes e um elevador de serviço. Ao todo são quatro elevadores, sendo dois panorâmicos e dois de cargas e quatro escadas rolantes com largura de um metro.

O Centro de Convenções possui uma rua de serviço coberta contígua ao setor de exposições, iluminada e ventilada através de um prisma. A rua de serviço permite que as atividades de carga/descarga e retirada do lixo sejam feitas com total segurança e isolamento em relação ao entorno, minimizando os impactos característicos destas atividades. Possibilitará ainda o acesso de caminhões e outros veículos utilizados nos serviços de montagem dos estandes.


Prédio Tombado

A edificação tombada teve sua construção iniciada em 1869 , recebendo em 1881, alguns acréscimos e melhorias. Em 1907 , o prédio foi totalmente reconsntruído e adaptado para abrigar o Hospital das Crianças, de propriedade da Santa Casa de Misericórdia. A intervenção deu ao prédio os principais traços de sua atual feição.

O projeto foi de autoria do escritório de arquitetura de Antonio Januzzi, um dos maiores do Rio de Janeiro, ao lado de Heitor de Mello.

A edificação possuía em suas fachadas , inspiração historicista, influenciada pela arquitetura palaciana italiana do seéculo XVI.

A edificação resistiu às radicais intervenções urbanísticas impostas aos bairros da Cidade Nova e Estácio, ao longo das décadas de 70 e 80. No início da década de 90, foi adaptada ao uso de sede e estúdios da TV Rio. O novo uso determinou severas e siginificativas descaracterizações em sua estrutura original, epaços internos e fachadas.
Em 31 de janeiro de 1997, a edificação foi tombada pela municipalidade através do Decreto Municipal nº 15.502. O referido decreto estabeleceu a obrigatoriedade da manutenção de todos os elementos originais externos remanescentes que o caracterizam , tais como , volumetria m morfologia da cobertura, inclusive entelhamento em telhas tipo francesa, clarabóias, alpendres, escadas, fenestração, esquadrias e ornatos.

A revitalização do Prédio prevê a reintegração da eficação ao cotidiano da população carioca através de uma adaptação adequada e integrada ao novo Centro de Convenções, sem perder de vista a necessidade do resgate de sua morfologia e partido arquitetônico originais.


(texto retirado da “Documentação Preliminar do Prédio Tombado”-maio 2004 da M&T Arquitetura)

Nenhum comentário: