segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Operação de ordem pública na cidade demole construções e reboca carros

Créditos ao G1

A Secretaria municipal de Ordem Pública fez na primeira segunda-feira do ano (5) uma operação em oito bairros da cidade para coibir vários tipos de irregularidades. No Recreio, Zona Oeste do Rio, um prédio foi demolido e foram retiradas cerca de 40 toneladas de material dentro de construções irregulares. No Centro, 72 táxis foram lacrados. Em Copacabana, na Zona Sul, 43 pessoas foram recolhidas das ruas.

Além do Recreio, do Centro e de Copacabana, as ações aconteceram também na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, Ipanema, Gávea e São Conrado, na Zona Sul, e na Tijuca, Zona Norte.

“Nós precisamos estruturar esses órgãos de fiscalização e a Guarda Municipal para que a gente possa avançar ainda mais”, disse o secretário municipal da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem.




Recreio

Ainda no Recreio, estabelecimentos comerciais, residências em construção, quartos que serviam como motel e um depósito de bebida e gelo foram destruídos.

No prédio demolido funcionava uma padaria e outras dez lojas. Segundo a prefeitura, o imóvel não respeitava os limites de gabarito, não tinha alvará de funcionamento nem autorização da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros.



Barra

Na operação na Barra, seis veículos foram multados, 18 estabelecimentos advertidos, 407 gêneros alimentícios, 74 bebidas e oito caixas de isopor apreendidos. Dois veículos foram rebocados.



Tijuca

Na Tijuca, a operação Tijucabacana multou 27 veículos multados e rebocou dez carros. Foram recolhidas da rua 29 pessoas – 18 maiores e 11 menores de idade. Cinco toneladas de lixo foram recolhidas. No camelódromo, foram apreendidas mercadorias que encheram 35 sacos.

Um comerciante foi levado para a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública (DRCCSP) por estar vendendo produtos sem licença da Vigilância Sanitária.

Foram dadas 15 notificações de publicidade irregular, 26 notificações de mercadoria fora do estabelecimento, três notificações sobre ar-condicionado pingando, e 21 notificações dentro do camelódromo.


Gávea e Ipanema

Na Gávea e em Ipanema, durante a operação Gáveabacana, dez veículos foram rebocados, dois responsáveis por estacionamentos irregulares foram notificados e outros quatro advertidos por uso indevido da calçada. Além disso, bebidas, botijões de gás, um guarda-sol, uma banqueta e uma placa de publicidade irregular foram apreendidos.

Na Rua Teixeira de Melo, em Ipanema, foram apreendidos caminhões e picapes, e emitidas notificações para responsáveis por cadeiras de praia, triciclos, bicicletas e carroças que ocupavam o espaço público. Uma kombi que servia de depósito para mercadorias também foi apreendida.

No mesmo bairro, 300 cadeiras de praia, 110 guarda-sóis, dez caixas de isopor, nove bicicletas, 22 “burros-sem-rabo”, 121 bebidas, quatro tendas, quatro quadros e sete aros de bicicleta foram apreendidos.

Foram advertidos um quiosque de flores e uma banca de jornal, vistoriados 40 quiosques e 40 notificações de estabelecimento foram feitas.



São Conrado

Em São Conrado, a fiscalização foi feita nos quiosques da orla. Dois estabelecimentos foram autuados por excesso de mesas e cadeiras.



Copacabana

Dez advertências foram dadas para responsáveis por estabelecimentos que mantinham materiais fora do espaço do local. Foi apreendida uma placa de publicidade irregular, que estava na calçada, e dada uma notificação por causa de um ar-condicionado que pingava água.

Ainda em Copacabana, 43 pessoas foram acolhidas das ruas – 23 adultos e 20 menores. Doze estabelecimentos comerciais foram notificados por irregularidades e 101 motoristas, multados, além de rebocarem três veículos piratas.



Centro

Na operação no Centro da cidade, houve fiscalização do transporte público: 72 táxis foram lacrados, 22 rebocados, 22 vans e dois ônibus piratas apreendidos, nove vans lacradas e cinco carros particulares também apreendidos, por estarem fazendo transporte coletivo de passageiros.

Em toda a cidade, fiscais notificaram responsáveis por publicidade irregular. Foram realizadas nove notificações a empresas de publicidade em áreas públicas, responsáveis por 2,2 mil exibições publicidade.

Nenhum comentário: