sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Obras de viadutos do Arco Metropolitano começam em fevereiro

Créditos à Secretaria de Obras

O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, afirmou, essa manhã (16/1) que o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) liberou, ontem, a construção de quatro viadutos do Arco Metropolitano, estrada que ligará Itaboraí ao Porto de Itaguaí, integrando todas as rodovias federais que cortam o estado. Ele comentou que o maior viaduto da rodovia, sobre a BR-040 (Rio-Belo Horizonte), está entre as obras liberadas e deve começar a ser construído em fevereiro.

Segundo Pezão, o governo conseguiu também a liberação de algumas áreas que estavam com pendências ambientais, como a Cidade dos Meninos, em Duque de Caxias, e a Floresta Nacional de Eucaliptos Mário Xavier (Flona), em Seropédica. Nessas áreas, as empresas começarão a se instalar em fevereiro e a terraplanagem será iniciada em março, para que o cronograma de 24 meses seja respeitado.

- O Arco Metropolitano do Rio de Janeiro está em andamento e vamos abrir mais frentes, para que a estrada possa estar pronta dentro de nosso prazo. A estrada irá induzir a região metropolitana ao desenvolvimento, transformando a região em uma grande área de logística e transformando o Porto de Itaguaí em rota de produtos, não apenas do Rio, mas de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santos e dos estados da Região Centro-Oeste – afirmou o vice-governador.

Clique para Ampliar

Pezão aproveitou ainda para externar a expectativa do estado em relação aos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade, que deverá ser anunciado depois da definição das cidades sede da Copa 2014. Ele acredita que, em 15 dias, o governo federal deve definir as cidades que receberão os recursos. São R$ 4,7 bilhões para atender aos projetos de construção das linhas Três (Niterói - São Gonçalo) e Quatro (Zona Sul - Barra), do Metrô; do Corredor T-5, que ligará a Barra da Tijuca a Madureira e Penha, podendo chegar ao Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim – Galeão; e a ampliação da Via Light, ligando a estrada até a Avenida Brasil e Madureira.

Com relação a uma sugestão de ampliação do Metrô para a Zona Oeste, em especial para Campo Grande e Santa Cruz, Pezão realçou a política de transporte de massa do governo do estado, com investimento em novos trens, com ar condicionado, para esses bairros. Para ele, já existe uma linha ferroviária que atende a todos esses bairros e o governador Sérgio Cabral tem levado transporte de boa qualidade à população, procurando ampliar a oferta de trens.

- Nós já temos um patrimônio instalado, que é a rede ferroviária, então devemos aproveitar esse sistema e melhorar a qualidade dos trens, que são o grande meio de transporte de massa. O governador está investindo em novos trens, com conforto e qualidade, numa rede que já existe e que atende bem àquela população – concluiu Pezão.

VEJA TAMBÉM:

Arco Metropolitano auxiliará no desenvolvimento do estado

Nenhum comentário: