quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Imprensa Oficial realiza modernização industrial e retoma capacidade gráfica

Créditos À Imprensa Oficial

Depois de mais de 30 anos operando com o mesmo maquinário, a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro inicia 2009 com a aquisição de 15 novos equipamentos. Entre eles, uma impressora rotativa para jornais, máquinas para acabamento de livros e revistas, e um novo bureau para impressões digitais. Com a reestruturação, a empresa recupera o potencial gráfico e, a partir deste ano, poderá produzir livros e revistas coloridos com alto padrão de qualidade.

Iniciado há um ano, foi no segundo semestre de 2008 que o processo de modernização da empresa ganhou força, quando a maior parte das máquinas entrou em funcionamento ou foi licitada. Até o fim deste semestre, a rotativa antiga – que há 30 anos imprime o Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro – será substituída pela pressline, que tem capacidade para impressão de 40 páginas por caderno, das quais oito são coloridas.

Com o bureau de impressões digitais, as reproduções são feitas de maneira mais rápida e prática, já que dispensam o fotolito. Demandas urgentes, como folhetos e cartazes, agora podem ser impressas a partir de um CD. O bureau recebeu quatro máquinas: duas impressoras e copiadoras de dados variáveis – que permitem a personalização do material, uma multifuncional colorida e uma máquina envelopadora. Ainda neste início de ano, haverá licitação para a compra de outras duas impressoras off-set.

- As máquinas off-set planas darão mais qualidade aos produtos impressos e aumentarão a nossa capacidade de produção de impressos, principalmente se comparadas às nossas atuais, em operação há mais de 20 anos - ressalta o diretor-industrial da Imprensa Oficial, Jorge Narciso.

Através da modernização do parque gráfico e do consequente aumento da capacidade produtiva, a partir deste ano a empresa vai implementar o projeto para imprimir e distribuir para a população de baixa renda e bibliotecas clássicos da literatura brasileira.

Além de obras literárias, a Imprensa Oficial também deverá colaborar com a Secretaria Estadual de Educação, publicando títulos de livros didáticos para serem empregados em sala de aula. A empresa firmou parceria ainda com a Secretaria Estadual de Cultura, o Arquivo Público do Estado do Rio e a Secretaria Estadual de Saúde.

A implementação do projeto e a modernização do parque gráfico só foram possíveis devido ao trabalho de saneamento das despesas da empresa, desenvolvido desde 2007.

Nenhum comentário: