quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Rio assina adesão ao movimento Hora do Planeta

Créditos à Hugo MIrandela

Os monumentos cariocas Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Parque do Flamengo, Orla de Copacabana, Jockey Club, além do Morro Dona Marta, terão suas luzes desligadas por 60 minutos, das 20h30 às 21h30, no dia 28 de março, aderindo ao movimento Hora do Planeta. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28), pelo prefeito Eduardo Paes na cerimônia de oficialização da participação da cidade do Rio no evento mundial, no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes por 60 minutos para chamar a atenção para uma reflexão sobre aquecimento global e as mudanças climáticas.

De acordo com Eduardo Paes, o movimento é muito importante para o Rio recuperar o protagonismo e a importância na discussão ambiental. E também que até o dia do evento, outros locais da cidade devem aderir ao movimento, mas o principal seria a participação de toda a população.

“O interessante era a gente conseguir movimentar toda cidade a apagar as luzes das casas e dos apartamentos na Hora do Planeta. Isso ainda não aconteceu em nenhuma cidade do mundo e o Rio é capaz de bater esse recorde. Vamos começar com o exemplo do Dona Marta, que foi a primeira comunidade a aderir ao movimento”, declarou o prefeito.

Neste ano, o evento, que será promovido pela primeira vez no país pela organização não-governamental WWF-Brasil, será realizado simultaneamente em todo o mundo e deverá contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas.

O presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Álvaro de Souza, explica que o movimento não é uma iniciativa para economizar energia e sim uma forma de manifestação e adesão das pessoas para conscientização dos problemas ambientais.

“É o despertar da população, que precisa ter uma forma de expressar essa preocupação com o aquecimento global”, disse o presidente.

Álvaro de Souza espera que a adesão do movimento no Brasil seja de 12 a 14 milhões de pessoas, e disse que outras cidades brasileiras vão ser convidadas para participar do evento.

"O Rio foi a primeira convidada por ser uma cidade ícone do Brasil. Mas também estamos estendendo o convite a São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte e Salvador e a outras cidades menores", declarou Souza.

No evento, os artistas Camila Pitanga, Cynthia Howlett e Victor Fasano, que são ligadas aos temas ambientais, assinaram o livro de adesão ao movimento. E os cidadãos que quiserem aderir a Hora do Planeta podem se cadastrar no site www.horadoplaneta.org.br.

Em 2008, a campanha contou com 400 cidades em 35 países. Foram apagadas as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sydney, entre outros monumentos mundiais.

Nenhum comentário: