quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Estado e Prefeitura do Rio preparam Maracanã para o Campeonato Carioca

Créditos à Secretaria de Transportes

Maracanã

O secretário de Transportes, Julio Lopes, participou, na última quarta-feira (07/01), de uma reunião na Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), com a secretária de Estado de Turismo, Esportes e Lazer, Márcia Lins; o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão; o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias; e o secretário municipal de Ordem Urbana, Rodrigo Bethlem, para traçar um plano operacional de ordem urbana no entorno do Maracanã, preparando a região para o Campeonato Carioca, que começa no próximo dia 25.

Durante a reunião, a secretária Márcia Lins reforçou a importância da unificação da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros, através de um comando único para combater a desordem que ocorre em dias de jogos no entorno do estádio. Dentre outras medidas propostas, estão a iluminação dos acessos ao estádio, o combate a vendedores ambulantes e a estacionamentos irregulares, favorecimento do acesso de metrô e de trens pelos torcedores, além da instalação de bicicletários.

Segundo Márcia Lins, a ação visa o início de uma mudança cultural da cidade para um projeto maior, que é a Copa do Mundo de 2014.

- Além de estarmos às vésperas do campeonato carioca, este é um momento importante: a cidade do Rio de Janeiro começa a se preparar para a Copa do Mundo de 2014. E pela primeira vez conseguimos reunir o secretário de Estado de Transportes, Julio Lopes, e o secretário do município de Transportes, Alexandre Sansão, para traçarmos uma estratégia conjunta de planejamento operacional em torno do Maracanã – ressaltou a secretária.

O secretário Julio Lopes aproveitou a ocasião para anunciar um programa de incentivo ao uso de bicicletas, através da implantação de cinco bicicletários ao redor do Maracanã para atender ao público que utiliza o estádio diariamente, como os freqüentadores da pista de atletismo do Estádio Célio de Barros, do Parque Aquático Júlio Delamare e do Restaurante Popular.

- Foi realizada uma pesquisa pela Secretaria de Transportes que estimou que o Maracanã recebe, em média, cinco mil pessoas diariamente. Desta forma, estamos estudando a instalação de cinco bicicletários no Maracanã, sendo que cada um deles vai abrigar 150 vagas de bicicletas. Além disso, estamos estudando também a aplicação de um programa de incentivo à utilização de bicicletas, adotadas pelos turistas na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Tudo isso, faz parte da preparação do Rio não só para o Campeonato Carioca, mas também para a Copa do Mundo de 2014 – disse Julio Lopes.

Nenhum comentário: