quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Estado e Prefeitura de Caxias fecham parceria ambiental

Créditos à Rafael Masgrau

Duque de Caxias

A Secretaria do Ambiente e a Prefeitura de Duque de Caxias firmaram uma parceria para, juntas, levar adiante projetos ambientais do Governo do Estado em andamento no município da Baixada Fluminense, além de instituir programas a serem desenvolvidos em conjunto. A decisão foi acertada em reunião realizada nesta quinta-feira (8/1) entre a secretária de Estado de Ambiente, Marilene Ramos, o prefeito José Camilo Zito e o secretário municipal de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Samuel Maia. Na oportunidade, foram discutidos assuntos de interesse municipal, como desmatamentos e areais em áreas de conservação ambiental, e regionais, como o Aterro de Gramacho.

A secretária Marilene Ramos ouviu uma série de denúncias e ações de combate à degradação ambiental, adotadas já nos primeiros dias da administração Zito. A maioria delas está relacionada a terraplanagens ilegais e areais que avançam sobre áreas de conservação, além de invasões e ocupações de algumas áreas de interesse ambiental.

- Acertamos com o secretário Samuel Maia que a Secretaria do Ambiente, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), fará uma fiscalização detalhada de todas as denúncias levantadas para verificar onde ocorrem as irregularidades e ver o que será feito em cada caso. O Inea poderá interditar trabalhos e aplicar multas a empresas responsáveis por desmatamentos, ocupação de áreas de conservação e aterros ilegais – adiantou Marilene.

A secretária lembrou que a Prefeitura de Caxias, por determinação do prefeito José Camilo Zito, já se adiantou e fechou sete areais que claramente não estavam cumprindo a legislação ambiental, localizados em Xerém, Capivari e arredores da região de preservação.

- O importante neste momento é que estamos restabelecendo uma parceria de trabalho com a Secretaria de Estado do Ambiente. A secretária veio aqui de forma republicana, retomar o diálogo e tocar projetos para toda a área degradada de Caxias, município que hoje, infelizmente, tem quase todos os problemas ambientais. A secretária Marilene quer trabalhar e ampliar ações no município. Para isso, colocou à disposição sua equipe e firmou essa parceria com o prefeito Zito, para que juntos possamos preservar nosso ambiente, natureza e mananciais com desenvolvimento sustentável – salientou o secretário Samuel Maia.

Para o prefeito Zito, que agradeceu e parabenizou a secretária Marilene Ramos e o governador Sérgio Cabral pela atenção dedicada ao município de Duque de Caxias, esse encontro demonstra a vontade política de todos trabalharem em favor da população da Baixada Fluminense.

- Esta primeira reunião mostra que o Estado quer ajudar o município a resolver seus problemas. A vinda de Marilene, da mesma forma, demonstra sua responsabilidade e vontade de conhecer os problemas ambientais da cidade e os principais pontos problemáticos, como desmatamento, areais, rios e canais assoreados, assentamento de famílias em áreas de risco à beira de rios, além de solucionar, definitivamente, a questão do Aterro de Gramacho – disse Zito.

Marilene Ramos, seguindo orientação do governador Sérgio Cabral de manter a Secretaria do Ambiente presente em todos os municípios fluminenses, independentemente da cor partidária, falou dos projetos em andamento em Caxias e da necessidade de acertar uma parceria com o município para ampliar as ações do Estado.

- Os problemas existem no município, e o Estado tem investimentos grandes em Caxias, como o Projeto Iguaçu. Dependemos da parceria com a Prefeitura para levar a frente esses projetos. A Secretaria já está fazendo dragagens no Rio Iguaçu, mas tem que entrar também no Pilar, em valões de Campos Elíseos, bem como outras realizar ações no Rio Sarapuí, na Vila Fraternidade. Para tanto, dependemos desta parceria com a Prefeitura porque alguns projetos envolvem reassentamentos e mobilização de pessoas dentro do município. Estamos confiantes, pois o prefeito Zito demonstrou todo seu interesse em trabalhar em parceria para levar adiante esses projetos – completou.

Na reunião, ambos concordaram que o Aterro de Gramacho precisa ser encerrado o quanto antes. O prefeito já aventou a possibilidade de Caxias sediar outro aterro sanitário para atender a região. A sugestão será levada para discussão envolvendo as prefeituras para que seja encontrada uma solução de consenso para a Região Metropolitana.

O Aterro de Gramacho possui área total de aproximadamente 1,5 milhão de metros quadrados e recebe, por dia, 6.200 toneladas de lixo só do município do Rio de Janeiro e outras 1.500 toneladas de resíduos sólidos provenientes das cidades de Duque de Caxias, São João de Meriti e Nilópolis, na Baixada Fluminense – totalizando 7.700 toneladas de lixo por dia.

Nenhum comentário: