quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Empresas estrangeiras investem no Parque Tecnológico da UFRJ

Créditos ao site do Governo do Rio de Janeiro

Parque Tecnológico da UFRJ

Duas novas empresas estrangeiras do setor de petróleo - a SMC Technologies e a Schulmberger - foram aprovadas pelo Conselho Diretor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para ingressarem no Parque Tecnológico do Rio. As duas empresas se somarão às 18 companhias de todos os portes econômicos que já participam do parque, entre as quais se destaca a Petrobras. A solenidade de assinatura do convênio de adesão das companhias foi realizada nesta quinta-efira (8/1), na Ilha do Fundão, e contou com a presença do prefeito carioca, Eduardo Paes, membro do conselho.

A Prefeitura do Rio foi responsável pela urbanização da primeira fase do parque. Eduardo Paes se comprometeu a realizar a urbanização restante. O Parque Tecnológico do Rio tem área de 350 mil metros quadrados, dos quais 50% já estão urbanizados. O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Rubens Andrade, destacou, em entrevista à Agência Brasil, a importância da retomada do diálogo da prefeitura com a academia.

- Essa é a linha determinada pelo prefeito, de transformarmos o Rio de Janeiro na capital da ciência e tecnologia do Brasil e, talvez, da América Latina.

Andrade afirmou que os dois centros de desenvolvimento tecnológico, que serão construídos pelas novas empresas do parque, representarão a geração de 500 empregos diretos durante as obras. As secretarias de Ciência e Tecnologia e de Obras do município vão definir em conjunto o projeto de engenharia de intervenção e os custos da nova fase de urbanização do parque, para que o prefeito possa dar sua autorização para o início das obras.

Os principais setores intensivos em conhecimento de vocação do Parque Tecnológico da UFRJ são energia e petróleo, meio ambiente e tecnologia da informação.

Para o diretor-executivo do parque, Mauricio Guedes, o local terá um crescimento muito acelerado.

- Hoje, nós temos 200 técnicos trabalhando nas empresas do parque. Daqui a 30 dias, seremos, no mínimo, 700 técnicos e, em um ano e meio, quando terminarem as construções, que já estão acontecendo, e a implementação dessas duas empresas aprovadas hoje, serão pelo menos dois mil técnicos trabalhando no parque.

Segundo revelou Maurício Guedes, as duas empresas que tiveram os nomes aprovados para ingresso no Parque Tecnológico da UFRJ vão investir R$ 100 milhões em centros de tecnologia. Isso equivale a todo o volume investido por empresas públicas e privadas desde o início de implementação do projeto, cujo lançamento oficial ocorreu em abril de 2003.

Guedes informou que a Schulmberger é líder mundial de tecnologia ligada à geofísica e geociência, à modelagem de bacias e ao planejamento da extração de petróleo. A companhia possui 57 laboratórios em todo o mundo. O laboratório a ser construído no Parque Tecnológico do Rio será o primeiro da empresa na América Latina.

Já a SMC é a antiga companhia CBV, de capital nacional, que foi adquirida pelo acionista minoritário norte-americano. A empresa é parceira da Petrobras e vai montar no parque um centro de tecnologia, com várias unidades de testes, que serão facilitados pelo acesso ao mar, uma vez que o parque oferece a vantagem de fazer fronteira com a Baía da Guanabara, lembrou Guedes.

Nenhum comentário: