quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Secretários decidem futuro da obra da Alameda São Boaventura

Créditos à SETRANS-RJ

Alameda São Boaventura

A equipe da Secretaria de Transportes do Estado realizou, nesta quinta-feira (08/01), a primeira reunião com integrantes da nova administração da Prefeitura de Niterói. Participaram o secretário de Transportes Julio Lopes, técnicos da secretaria, o novo secretário de Obras de Niterói, José Roberto Mocarzel, a diretora de Obras da Emusa, Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento, Rosane Monteiro Pinto, e o presidente da Nittrans, Sérgio Marcolini.

O foco da reunião foi em torno de pendências que estavam atrasando o ritmo da obra do Corredor Viário da Alameda São Boaventura, atualmente, a maior obra de infra-estrutura viária em andamento em Niterói. Os técnicos da secretaria expuseram um pleito da antiga adminitração municipal de alargar o canal em alguns pontos da Alameda São Boaventura. Hipótese que foi descartada pela nova equipe da Prefeitura.

- O canal da Alameda tem uma forma perfeita. É a melhor infra-estrutura de canal que existe em Niterói, tanto é que não há assoreamento nele. Fazer um alargamento do canal neste momento não é necessário, seria um gasto extra de dinheiro. A obra vai prosseguir e, mais à frente, vamos fazer um extravasor no canal de cintura da Avenida Feliciano Sodré. Neste ponto sim, nós precisamos de uma outra estrutura para escoamento da água da chuva – explicou o secretário de Obras, José Roberto Mocarzel.

Os representantes da prefeitura disseram que o novo prefeito, José Roberto da Silveira, tem total interesse em ver a obra concluída. E se dispuseram a ajudar o estado na finalização do corredor viário.

- Essa é uma obra muito importante em termos de reestruturação de tráfego no coração da cidade. Hoje, ela pode até ser um transtorno para quem passa ali, mas depois todos serão beneficiados – disse Mocarzel.

O secretário de Transportes Julio Lopes aproveitou para anunciar a licitação para instalação do novo sistema de sinalização deve acontecer em março.

- O projeto da Alameda inclui ainda a modernização do sistema de sinais de trânsito, para facilitar o acesso dos pedestres às plataformas de embarque e a travessia das pistas, e a instalação de monitoramento eletrônico de velocidade nos ônibus que vão circular no corredor, possibilitando maior fluidez do trânsito. Quando estiver pronto, o corredor vai facilitar a vida de mais de 500 mil pessoas que diariamente seguem de São Gonçalo, Marica, Itaboraí e outros municípios da região rumo ao Centro de Niterói e ao Rio de Janeiro – frisou Julio Lopes.

Ficou decidido ainda que na próxima segunda-feira, dia 12 de janeiro, os dois secretários, Julio Lopes e Morcazel, realizarão uma vistoria no início da manhã no local para verificar o andamento da obra. A partir da semana que vem, os trabalhos serão reforçados com a entrada de mais 60 operários na frente de serviço, para acelerar a conclusão da obra.

Ainda na reunião, os secretários discutiram sobre a concepção do traçado para a Linha 3 do metrô, no trecho entre a Praça Araribóia e a Estação Barreto. A estrutura do metrô neste trecho ainda não está definida. Nesta parte, as obras vão acontecer numa área sensível da cidade, de grande concentração comercial e intensa circulação de pessoas e veículos.

- Temos total interesse em ajudar o estado a concluir a obra da Linha 3, mas a decisão final de se o metrô será em elevado, em superfície ou subterrâneo no Centro da cidade vai ser dada pelo prefeito. Ainda teremos que discutir isso melhor – frisou o secretário de Obras de Niterói.

No último dia 30, a Secretaria de Transportes garantiu através de convênio com o governo Federal, R$ 62, 5 milhões para o início da implantação da Linha 3. Ontem, durante reunião realizada na secretaria com o consórcio Construtor Fluminense, formado pelas empresas Queiroz Galvão e Carioca Engenharia, ficou acordado o prazo de uma semana para a entrega do cronograma do projeto executivo e de início da construção da Linha 3 ao governo do Estado. As obras vão começar pela Estação Barreto, seguindo até a Estação Alcântara, em São Gonçalo.

Nenhum comentário: