sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Choque de Ordem "botanto pra ferver"!!!!

Créditos ao JB ONline e à Rio Notícicas Agora

Barra da Tijuca

Notícia 1:

Choque de ordem: imóveis ilegais em área de luxo também estão na mira
JB Barra - Eduardo Tavares

Imóveis de classe média e alta construídos irregularmente no Recreio também serão atingidos pelas operações de Choque de Ordem deflagradas pela Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop). Foi o que revelou nesta quinta-feira ao JB Barra o secretário da Casa Civil, Pedro Paulo. Segundo ele, o bairro é repleto de construções ilegais e as ações da prefeitura, apesar de terem começado no início do mês nas comunidades do Terreirão e do Rio das Pedras, também chegarão aos infratores de maior poder aquisitivo do Recreio.

– Não haverá qualquer tipo de discriminação nas operações de Choque de Ordem. O prefeito Eduardo Paes determinou que, onde houver ilegalidade, acontecerá intervenção da prefeitura – afirmou o secretário. – Os prédios no Recreio que foram inicialmente alvo das ações, há muito tempo deixaram de ser habitações de pessoas humildes. Os empreendedores daqueles imóveis ficaram ricos com a prática ilegal de invadir terrenos e vender residências erguidas na ilegalidade (na foto a demolição, no início do ano, de um prédio erguido irregularmente no Recreio).

Diante das críticas de que as demolições de Choque de Ordem estão ocorrendo apenas dentro de comunidades carentes, Pedro Paulo justificou:

– É preciso termos um foco inicial. Por isso estamos atuando primeiramente nestas construções para que seja gerado um efeito e também um exemplo para as pessoas que pretendem agir na ilegalidade. Elas entenderão que, se construírem irregularmente, o imóvel será derrubado – garantiu o secretário.

Dair Zanotelli, presidente da Associação de Moradores do Bairro do Recreio (Amore), confirmou que o bairro é um dos que mais crescem com a proliferação de construções irregulares. O líder comunitário deposita sua confiança no atual governo para sanar, segundo ele, um problema grave que assola o bairro.

– No Recreio existem vários imóveis ilegais de classe média fora dos padrões urbanísticos, sem documentação e sem autorização da prefeitura. Se me procurarem, aponto onde estão. Os imóveis irregulares estão espalhados pelas ruas Maurício da Costa Farias, Antônio Batista Bittencourt e outras vias. A prefeitura anterior fechou os olhos para o problema. Pelo que estou percebendo, a atual está tendo peito para agir contra os invasores – comentou Zanotelli.

Notícia 2:

Choque de ordem paralisa obras em favela no Recreio
JB Barra - Luciana Lacerda

A operação Choque de Ordem paralisou as obras em uma nova favela próxima à antiga Cidade do Rock, no Recreio. A ação foi realizada pelo subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, na tarde de quinta-feira.

A construção de novas casas está proibida. Uma equipe da Geo-Rio fará uma avaliação na comunidade, que fica em área de encosta.

Além dessa favela, o Terreirão, que vem se expandindo rapidamente, e uma outra comunidade que cresce entre a Avenida das Américas, na altura do número 13.700, e o Heliponto, atrás do Shopping Recreio, deverão ser alvos de novas ações de ordem urbana.

Notícia 3:

Tumulto em ação de reintegração de posse no Recreio
JB Barra - Luciana Lacerda

Uma ação de reintegração de posse de um terreno na Avenida das Américas, próximo ao Colégio Notre Dame, no Recreio, está provocando tumulto na manhã desta sexta-feira. A reintegração foi concedida por um juiz na tarde de quinta. De acordo com leitores que passavem pelo local, seis carros de polícia participam da ação para garantir o cumprimento da ordem judicial.

Nenhum comentário: