terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Campanha Ecobarreiras contra a dengue recolhe 200 toneladas de lixo no Feriado

Créditos à SEA

Floresta da Tijuca

Pelo menos 200 toneladas de lixo recolhidos das ecobarreiras e 1000 casas de comunidades do entorno inspecionadas por agentes de saúde. Este foi o balanço parcial da Campanha “Ecobarreiras contra a dengue” – que visa a somar esforços no combate à dengue - realizada nesta terça-feira (20/01) pela Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), em parceria com a Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Rio, Cedae, Prefeituras e entidades da sociedade civil.

A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, acompanhou a ação, que começou por volta das 9h, nas ecobarreiras de Arroio Fundo, na Cidade de Deus, da Maré, de Marapendi e do Pavuna-Meriti onde o lixo flutuante retido por elas foi retirado por equipes de catadores de material reciclável.

Em paralelo, agentes de saúde, mata-mosquitos, voluntários e técnicos em educação ambiental orientaram os moradores de comunidades do entorno das ecobarreiras para que não descartem o seu lixo em locais inadequados e também como identificar e destruir os possíveis “criadouros” do mosquito transmissor da dengue. Durante a ação, os agentes distribuíram 4 mil telas para caixas d’água, a fim de impedir a procriação do mosquito transmissor da dengue nesses locais. Além dessas ações, foram realizadas nessas comunidades oficinas culturais e atividades recreativas para as crianças além da apresentação de uma esquete teatral sobre a dengue.

Durante as atividades, a secretária reiterou que a limpeza dos cursos d’água do estado é feita o ano inteiro. “Mas, decidi aproveitar o feriado de São Sebastião para acompanhar esse trabalho. É fundamental que as pessoas se conscientizem de que o lixo jogado nos rios representa mais doença, mais inundação e também prejuízo econômico, pois as enchentes acabam destruindo tudo”, acrescentou Marilene Ramos, que acompanhou o trabalho na ecobarreira de Pavuna-Meriti ao lado do secretário municipal de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Samuel Maia.

Nenhum comentário: