terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Acessibilidade é incentivada no Rio de Janeiro

Créditos ao site Rio 2016
Esteira para cadeirantes na Praia de Ipanema

O Rio de Janeiro já possui boas condições de acessibilidade em suas ruas, prédios e também em pontos turísticos e atrações culturais. No início do mês, o prefeito Eduardo Paes anunciou uma série de medidas para melhorar ainda mais a acessibilidade no centro da cidade, com a reforma de calçadas e instalação de banheiros e telefones públicos adaptados.

A Secretaria Municipal de Obras está finalizando o projeto prevê intervenções urbanísticas no Sambódromo, Vila Olímpica da Gamboa, Campo de Santana, Avenida Marechal Floriano, Passeio Público, que ganhará mais rampas e piso tátil, além do centro financeiro da cidade. “A acessibilidade faz com que todos possam conhecer a cidade. O turista com deficiência só vai onde sabe que pode ir. Com os Jogos Pan-americanos e Parapanamericanos a cidade melhorou muito em relação à acessibilidade”, afirma o ex-atleta olímpico, Mauro Bernardo.

Os principais pontos culturais e turísticos da cidade também possuem acesso para pessoas com deficiência. No fim de 2008, a Riotur – Empresa de Turismo do Rio de Janeiro - lançou o Guia de Roteiros Turísticos Acessíveis. Nele são encontrados 30 lugares com elevadores ou rampas, que permitem acesso em nível, além de funcionários treinados para atender os visitantes.

Entre outros lugares, o guia fala sobre o Museu de Arte Moderna (MAM), Biblioteca Nacional, Cristo Redentor, Maracanã e Pão de Açúcar. Este último possui uma plataforma que se adapta a qualquer tipo de cadeira de rodas. “O maior diferencial deste equipamento está na mobilidade e na segurança. Além das alternativas de acessibilidade que oferecemos aqui, é importante que qualquer cadeirante possa fazer o passeio completo ao Pão de Açúcar, desde sua chegada na Praia Vermelha, passando pelas escadas que dão acesso à bilheteria até a entrada no Bondinho”, conclui Maria Ercilia Leite de Castro, diretora geral da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar. Além deste equipamento, a atração possui quatro elevadores para portadores de deficiências físicas, três cadeiras de rodas e banheiros completamente adaptáveis.

A publicação, que está disponível em hotéis, pontos turísticos e postos de informações turísticas, ainda traz informações sobre meios de transporte adaptados. O metrô carioca possui 11 de suas estações com elevadores, incluindo as localizadas em Copacabana e Ipanema. Outras opções são a cooperativa de taxi com veículos que possuem plataformas de embarque e ônibus que contam com elevadores hidráulicos e locais reservados para cadeiras de rodas.

Nenhum comentário: