quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Teatro Municipal é inaugurado em São Pedro da Aldeia

Créditos ao site da Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Teatro Átila Costa

Numa noite para guardar na memória, São Pedro da Aldeia ganhou seu primeiro Teatro Municipal, na sexta-feira, 19/12. A solenidade de inauguração presidida pelo prefeito Paulo Lobo reuniu autoridades públicas e representantes de diversos setores da sociedade, que brindaram a estréia de um grande espaço dedicado à arte e à cultura da Costa do Sol.

Batizado de Teatro Municipal Átila Soares Costa, uma homenagem a um personagem aldeense, falecido em 2006, que dedicou boa parte de sua vida às artes, o primeiro teatro da cidade está situado no bairro Nova São Pedro, dentro do Parque Municipal e, agora, está pronto para receber grandes espetáculos da cena artística nacional.

A cerimônia de inauguração foi realizada dentro das dependências do teatro e contou com a participação do prefeito Paulo Lobo, da primeira-dama, Elizangela Lobo, da secretária municipal de Educação, Sheila Atalla, do subsecretário de Estado de Cultura, Carlos Guimarães e do filho do homenageado, Átila Soares da Costa Junior, que falou sobre a vida do pai e sua paixão pela arte e a cultura, em seu discurso emocionado.

- É uma honra ter o nome do meu pai batizando essa grande obra. Ele foi um grande incentivador da cultura aldeense, tenho certeza de que ele está muito orgulhoso onde quer que esteja agora. Antes de morrer, ele me deixou três palavras que devem ser nosso lema de vida: ‘bola pra frente’. É isso que eu desejo para esse teatro, que prospere sempre – destacou Junior.

O subsecretário de Estado de Cultura, Carlos Guimarães, enalteceu a grandeza e a qualidade do teatro, parabenizando a administração municipal pela iniciativa de criar um espaço importante para a cultura e a arte da região.

- É gratificante observar um governo que demonstra essa preocupação em oferecer arte e cultura para a população. É um espaço que engrandece o interior do nosso Estado. Desejo que se torne um grande pólo cultural e que sirva de exemplo para toda a região – ressaltou Guimarães.

Entusiasmado, o prefeito Paulo Lobo falou sobre o desafio de fazer o primeiro teatro do município e da satisfação de ter realizado um dos sonhos do início de seu governo.

- Faço votos que este endereço seja freqüentado por um público amplo e ofereça espetáculos de qualidade com participação permanente da produção artística local. Torço para que se estabeleça como espaço para a difusão da cultura aldeense e nacional além de um grande estímulo aos artistas locais – declarou o prefeito.

Paulo Lobo, que encerra o último ano de seu segundo mandato no dia 31 de dezembro, aproveitou para fazer um agradecimento especial ao secretariado atual e lembrou de nomes antigos que estiveram à frente das pastas do executivo ao longo dos últimos oito anos.

Após a inauguração, o público se deliciou com a apresentação da premiada peça “Eu Sou Minha Própria Mulher”, com o ator Edwin Luisi. Depois do espetáculo, o ator fez questão de cumprimentar o público e o prefeito pela inauguração “Estou muito emocionado por poder estrear esse palco. Espero retornar muitas vezes aqui”, disse ele.

O Teatro

Seguindo um moderno projeto arquitetônico, o primeiro Teatro de São Pedro da Aldeia tem uma área total de 1.330m² dentro do Parque Municipal Waldyr Lobo, no bairro Nova São Pedro, ao lado do campo de futebol de areia, área para eventos, quadras esportivas, do novo prédio da secretaria de Educação, também construídos pela prefeitura.

O empreendimento conta com o trabalho de profissionais de renome internacional. A caixa cênica do teatro aldeense está sob a responsabilidade do grande cenógrafo brasileiro José Dias que, dentre outros projetos, é o consultor técnico responsável pela reforma da principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, assim como o recém-inaugurado Teatro Oi Casa Grande (Leblon).

O teatro possui um “palco italiano”, com 14X8m, que oferece ótimas condições de visibilidade e acústica e permite todas as transformações cênicas exigidas pela ação. Além de uma área para guardar cenários, os artistas poderão usufruir de camarins amplos e refrigerados e ainda de várias salas para ensaios e oficinas.

A platéia dispõe de 404 lugares, ar condicionado central silencioso, assentos confortáveis e especiais para pessoas obesas, espaço para cadeirantes e portadores de necessidades especiais, assim como rampas de fácil acesso. O salão de entrada é amplo e pode abrigar exposições de artes plásticas.

A sonorização e a iluminação cênica são de responsabilidade de Pablo Rodrigues que desenvolveu um sistema moderno, integrado perfeitamente ao projeto teatral, possibilitando a montagem de qualquer tipo de espetáculo. A parte estrutural do projeto, assim como a obra propriamente dita, executada pela empresa Terpavi Terraplanagem e Pavimentação Ltda, está em conformidade com todas as exigências dos órgãos competentes.

Contratados para adequar a obra aos padrões necessários de um teatro de qualidade, os produtores Nicolau Costa e Vânia Ferreira estão há quatro meses envolvidos com o projeto do Teatro de São Pedro da Aldeia. Segundo Nicolau existem diversos detalhes, por trás das cortinas e dos diversos refletores, que passam despercebidos ao público em geral, mas que são essenciais para a construção da magia que a encenação teatral proporciona. "Quanto à qualidade técnica dos equipamentos e a consagrada experiência dos profissionais envolvidos na criação desse espaço, tenho a certeza de que o Teatro de São Pedro da Aldeia já nasce com um nível de excelência digno dos melhores teatros do Rio de Janeiro", destacou Nicolau.

Nenhum comentário: