quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

São Pedro terá Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Créditos ao site da Prefeiturade São Pedro da Aldeia

CREAS

São Pedro da Aldeia terá um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O espaço, voltado à orientação e ao apoio específico e continuado a indivíduos e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos, será inaugurado na segunda-feira, 29/12, às 15h.

A implantação do CREAS no município será feita em parceria com os governos do Estado e Federal, atendendo a uma determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O Centro vai funcionar com uma equipe multidisciplinar composta inicialmente por assistente social, psicóloga, advogada, assistente administrativo, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

A proposta é oferecer um atendimento especializado à crianças e adolescentes, idosos, mulheres vítimas de maus-tratos e violência doméstica, população em situação de rua ou risco social, pessoas vítimas de homofobia, bem como pessoas com necessidades especiais. O Centro de Referência Especializado em Assitência Social (CREAS) oferece os serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, atendendo às famílias e indivíduos com direitos violados, cujos vínculos familiar e comunitário ainda não foram rompidos.

A sede do CREAS conta com uma recepção, quatro banheiros, sendo um adaptado a portadores de necessidades especiais, sala de reunião, sala de coordenação, sala de espera, sala de ludoterapia, sala de atendimento individual e local para atendimento multidisciplinar.

No município, existem quatro CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), que oferecem a proteção básica e projetos de reinserção social, com oficinas e cursos profissionalizantes, nos bairros São João, Morro do Milagre, Rua do Fogo e Balneário das Conchas. O CREAS vai atuar no atendimento dirigido às situações em que os direitos das pessoas foram violados.

- No CREAS, o indivíduo em situação de vulnerabilidade social receberá um atendimento individualizado, com apoio psicológico, jurídico e social. Após a identificação de sua necessidade, o centro o encaminhará para a rede de serviços do município, essa é nossa missão – ressaltou a assistente social Zelia Monteiro Junger, coordenadora do CREAS.

Localizado na Travessa Getúlio Vargas, no antigo pronto-socorro no Centro, o CREAS vai atuará em parceria com diversos órgãos, como o Conselho Tutelar, Ministério Público, Juizado de Menores, secretaria municipal de Saúde.

Nenhum comentário: