quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Economia Sólida: Comércio lojista carioca continua crescendo, apesar da crise

Créditos ao site do DCI

Shopping Rio Sul

As vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro ainda não foram afetadas pela crise internacional de escassez de crédito e continuam crescendo. Elas registraram aumento de 2% em novembro de 2008 em relação ao mesmo mês de 2007 e de 8% quando comparadas às vendas de outubro deste ano.

Os dados constam da pesquisa Termômetro de Vendas, realizada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-RJ), e revelam uma precaução do carioca: ele antecipou as compras de Natal e de Ano Novo, “provavelmente temendo um eventual agravamento da crise”, diz um técnico do CDL.

Feita junto a 750 estabelecimentos comerciais da cidade, a pesquisa mostra ainda que no acumulado janeiro-novembro deste ano, as vendas aumentaram 4,2% ante 0,4% em igual período do ano passado. A comercialização dos bens não-duráveis cresceu 2,8%, enquanto a dos bens duráveis aumentou 1,7%. O pagamento à vista, com 18,4%, foi a modalidade mais usada pelo consumidor carioca para liquidar a fatura, seguida das vendas a crédito, com pouco menos de 8,6%.

O presidente do CDL-RJ, Aldo Gonçalves, observa que novembro foi o décimo-primeiro mês de resultado positivo. “Outro fato positivo a ser destacado é que as boas vendas de novembro foram influenciadas pelas compras antecipadas do Natal. Além disso, o acumulado dos 11 meses do ano indica que teremos o fechamento de 2008 com números significativos”, afirma Gonçalves.

Nenhum comentário: