sábado, 13 de dezembro de 2008

São Pedro da Aldeia tem monumento em homenagem à fundação da cidade

Créditos ao Site da Prefeitura de São Pedro da Aldeia


Num ato que uniu História e religião, o município de São Pedro da Aldeia inaugurou no domingo, 07/12, o monumento jesuítico na Praça Agenor Santos, no Centro. Composto por cinco estátuas, representando o padre da Companhia de Jesus, José de Anchieta catequisando quatro índios, a escultura de pedra-sabão vai eternizar uma cena comum da época da fundação da Aldeia de São Pedro de Cabo Frio, em meados de 1617.

A solenidade de inauguração do monumento reuniu na praça da Matriz centenas de aldeenses no fim da tarde de domingo e teve a participação do prefeito Paulo Lobo, padre Nelson Neves, pároco da Igreja Matriz, do padre Elmir Mendes, pároco da igreja São João Batista, do vigário geral, padre Valdir Mesquita e do arcebispo da Arquidiocese de Niterói, Dom Alano Maria Pena.

Além da escultura, assinada pelo artista plástico Mario Copertino, um dos mais famosos da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, foi inaugurado também inaugurou o presépio permanente montado dentro do coreto da praça.

Recentemente reformado, o coreto ganhou uma rampa de acesso com corrimão, pintura nova e janelas de vidro. As modificações na estrutura original do pavilhão ao ar livre permitem a apreciação segura da representação da cena do nascimento de Jesus Cristo, uma das maiores atrações das festividades natalinas preparadas pela prefeitura municipal.

- Muito me alegra e emociona um município do interior prestar essa homenagem à Igreja Católica. Um reconhecimento importante à contribuição que os jesuítas deram à fundação e povoamento ao município de São Pedro da Aldeia. Que Deus continue derramando bênçãos a essa querida comunidade aldeense – ressaltou Dom Alano Maria Pena em seu discurso.

O prefeito Paulo Lobo falou sobre o monumento em homenagem aos jesuítas na praça da Matriz, completando o conjunto arquitetônico Jesuítico, formado pela Igreja Matriz, Convento e o Cemitério Paroquial. O chefe do executivo municipal também destacou a importância de se fomentar o turismo histórico-cultural, um ponto forte da atividade no município.

- Percorrer as ruas de São Pedro da Aldeia é fazer uma volta ao passado, na história e na cultura brasileira. Temos que valorizar e enaltecer nosso patrimônio histórico e mostrar ao mundo que temos essa riqueza cultural que merece ser valorizada – ressaltou o prefeito.

Após a cerimônia na praça, os presentes partiram em procissão até o terreno doado pela prefeitura para a construção de uma nova igreja no município, no bairro Nova São Pedro.

A nova Igreja, que será chamada de Igreja da Ressurreição do Senhor, começará a ser construída em janeiro de 2009, numa área de 2.218 m², localizada atrás do Teatro Municipal. Com capacidade para 2.200 lugares, o novo templo será construído para oferecer mais conforto aos fiéis e permitirá também a melhoria dos trabalhos paroquiais, com espaços adequados para as reuniões das pastorais e cursos de catequese, crisma e outros.

- A construção da nova igreja também será uma forma de preservar o patrimônio histórico da Igreja dos Jesuítas. Ela não deixará de ser usada, mas com um novo templo, que funcionará como uma alternativa para a realização de grandes celebrações, poderemos poupar o desgaste natural do patrimônio – ressaltou Raimundo Teixeira, presidente do conselho administrativo da Paróquia São Pedro.

O prefeito Paulo Lobo, o padre Nelson Neves e o arcebispo Dom Alano Maria Pena, num ato solene, fizeram o lançamento da pedra fundamental da Igreja e a benção do local.

Na ocasião, Paulo Lobo apresentou o projeto do bairro Nova São Pedro aos presentes, destacando os planos para o local que já conta com as obras do Teatro Municipal, em fase de conclusão, do Parque Municipal, com quadras de esporte, pista de skate e área para eventos e da sede própria da Secretaria Municipal de Educação.

- Esse novo bairro é o marco da expansão urbanística da nossa cidade. A Nova São Pedro é um projeto ousado e desafiador, mas que foi iniciado em nossa gestão com grandes obras para nossa cidade. Esperamos que os próximos governos dêem continuidade a esse ideal e façam ele acontecer de fato – frisou Paulo Lobo.

Nenhum comentário: