sábado, 13 de dezembro de 2008

O Mais novo teatro da Costa do Sol, talvez o MELHOR

Créditos ao site da Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Obras do Teatro Municipal de São pedro da Aldeia

A Arte e a Cultura da Costa do Sol ganham um espaço extraordinário em São Pedro da Aldeia. Na sexta-feira, 19/12, a prefeitura entrega à população o seu Teatro Municipal. A cerimônia marcada para 20h.

Seguindo um moderno projeto arquitetônico, o primeiro Teatro de São Pedro da Aldeia tem uma área total de 1.330m² dentro do Parque Municipal, no bairro Nova São Pedro, ao lado do campo de futebol de areia, área para eventos, quadras esportivas, do novo prédio da secretaria de Educação, também construídos pela prefeitura.

O empreendimento conta com o trabalho de profissionais de renome internacional. A caixa cênica do teatro aldeense está sob a responsabilidade do grande cenógrafo brasileiro José Dias que, dentre outros projetos, é o consultor técnico responsável pela reforma da principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, assim como o recém-inaugurado Teatro Oi Casa Grande (Leblon).

Com sólida formação acadêmica e experiência nos palcos, Dias possui uma trajetória premiada e amplo conhecimento em arquitetura cênica. “Tivemos o cuidado de trazer para o Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia os melhores profissionais e equipamentos. Não deixamos nada a desejar às grandes casas do Brasil”, salientou o prefeito Paulo Lobo.

Contratados para adequar a obra aos padrões necessários de um teatro de qualidade, os produtores Nicolau Costa e Vânia Ferreira estão há quatro meses envolvidos com o projeto do Teatro de São Pedro da Aldeia. Segundo Nicolau existem diversos detalhes, por trás das cortinas e dos diversos refletores, que passam despercebidos ao público em geral, mas que são essenciais para a construção da magia que a encenação teatral proporciona. "Quanto à qualidade técnica dos equipamentos e a consagrada experiência dos profissionais envolvidos na criação desse espaço, tenho a certeza de que o Teatro de São Pedro da Aldeia já nasce com um nível de excelência digno dos melhores teatros do Rio de Janeiro", destacou Nicolau.

O teatro possui um “palco italiano”, com 14X8m, que oferece ótimas condições de visibilidade e acústica e permite todas as transformações cênicas exigidas pela ação. Além de uma área para guardar cenários, os artistas poderão usufruir de camarins amplos e refrigerados e ainda de várias salas para ensaios e oficinas.

A platéia dispõe de 404 lugares, ar condicionado central silencioso, assentos confortáveis e especiais para pessoas obesas, espaço para cadeirantes e portadores de necessidades especiais, assim como rampas de fácil acesso. O salão de entrada é amplo e pode abrigar exposições de artes plásticas.

A sonorização e a iluminação cênica são de responsabilidade de Pablo Rodrigues que desenvolveu um sistema moderno, integrado perfeitamente ao projeto teatral, possibilitando a montagem de qualquer tipo de espetáculo. A parte estrutural do projeto, assim como a obra propriamente dita, executada pela empresa Terpavi Terraplanagem e Pavimentação Ltda, está em conformidade com todas as exigências dos órgãos competentes.

O Teatro Municipal terá o nome de Átila Soares da Costa em homenagem ao procurador geral de três governos municipais, escritor e compositor aldeense que faleceu em 2006. Considerado um marco também para a região da Costa do Sol, o Teatro é uma das grandes realizações da administração do prefeito Paulo Lobo. “Desejávamos criar um espaço destinado ao desenvolvimento artístico aqui na nossa cidade. Agora é uma realidade concretizada, com a possibilidade de oferecer enriquecimento cultural e estímulo educacional e vocacional para os jovens, funcionando como um importante agente social, além de servir como um pólo multifuncional, servindo, inclusive, por exemplo, como Centro de Convenções”, salientou o prefeito, acrescentando que o teatro promete se transformar em um grande pólo cultural para toda a população aldeense, com a apresentação de grandes companhias teatrais, cursos e oficinas para os amantes das Artes.

Nenhum comentário: