segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Rio está na mira de atrações internacionais em 2009

Créditos à Terra Música


HSBC Arena


A temporada de atrações internacionais de 2008 terminou neste domingo em grande estilo, com o terceiro show de Madonna em São Paulo. E, a despeito da crise econômica global que deixa um clima de incerteza no ar, a agenda de 2009 será igualmente gorda, com grandes chances de termos outra diva pop entre nós. Há três datas reservadas no fim de outubro, no Maracanã, para Britney Spears, que na época estará excursionando pela América do Sul - ela deve passar também por Chile e Argentina - para lançar seu mais novo CD, Circus.

Até março, pelo menos nove grandes nomes do pop mundial têm passagem confirmada pelo Rio de Janeiro, entre eles Coldplay, Elton John e Radiohead. Para William Crunfli, diretor da Mondo Entretenimento, que trará ao País a cantora Alanis Morissette e os veteranos do heavy metal Iron Maiden, as oscilações do mercado não devem comprometer tanto a agenda internacional em 2009. "Shows são hoje a grande fonte de renda dos artistas e eles continuarão vindo ao Brasil. Acreditamos que 2009 será, no mínimo, tão bom quanto 2008", diz o executivo da Mondo, que este ano trouxe ao País R.E.M., Queen, Maroon 5 e Bob Dylan.

Já Luiz Oscar Niemeyer, da PlanMusic, que trará Elton John, James Blunt e Radiohead, é mais comedido. "O momento é de cautela e não confirmaremos nenhum novo show até março, quando teremos a oportunidade de observar o comportamento da economia e seus reflexos em nosso negócio", diz Niemeyer.

Visitantes ilustres
Paul McCartney deverá estar entre os visitantes ilustres que o Brasil receberá em 2009 - ele já declarou que incluirá a América do Sul na prometida última grande excursão de sua vida, ano que vem. Já o Oasis, dos irmãos Noel e Liam Gallagher, tem datas vagas entre março e junho na turnê do disco Dig Out Your Soul, e pode incluir o País em seu pacote latino-americano. E, embora não seja possível confirmar nem que ela irá à esquina, há quem diga que Amy Winehouse virá ao Rio para um show em fevereiro.

Certa mesmo é a presença do Little Joy, do ex-Los Hermanos Rodrigo Amarante e do baterista do The Strokes, Fabrizio Moretti, em fevereiro; do supergrupo Coldplay, em março; e do ascendente Keane, no mesmo mês. E isso é só o começo.

Agenda 2009:
Confirmados
19 de janeiro: Elton John e James Blunt (Apoteose)
4 de fevereiro: Alanis Morissette (local a definir)
6 de fevereiro: Little Joy (Circo Voador)
13 de março: Keane (Citibank Hall)
14 de março: Iron Maiden (Apoteose)
20 de março: Radiohead e Kraftwerk (Apoteose)
28 de março: Coldplay (HSBC Arena)


Quem pode vir:
Britney Spears (Maracanã, fim de outubro)
Paul McCartney (sem data)
Oasis (sem data)
Amy Winehouse (sem data)
Wilco (abril)
Of Montreal (maio)
Sonic Youth (maio)

Nenhum comentário: