sábado, 13 de dezembro de 2008

Rio de Janeiro aposta na bicicleta como meio de transporte

Créditos ao site do Rio 2016

Bicicletário em Copacabana

Pedala Rio tem como objetivo promover a integração entre os meios de transporte da cidade!

O projeto Pedala Rio foi inaugurado hoje com a abertura de duas estações de aluguel de bicicletas na Avenida Atlântica, em Copacabana. O bairro receberá várias competições, caso a cidade seja escolhida como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Até o final do ano serão abertos mais seis pontos de aluguel no bairro e três deles serão localizados perto das estações de metrô, o que propiciará uma integração entre os modais de transporte. Inspirada no modelo francês, chamado Vèlib, a iniciativa é da prefeitura do Rio de Janeiro.

A cidade possui a maior malha cicloviária do Brasil, com 140 quilômetros de ciclovias e foi a primeira a implementar este sistema na América Latina. O diretor adjunto do Instituto Pereira Passos (IPP), Sérgio Belo, acredita no sucesso do projeto. “Acredito que as pessoas vão usar bastante as bicicletas. Essa época de verão, férias escolares e alta temporada, quando recebemos muitos turistas é propícia para isso. Em função da localização das estações, eu acho que o Pedala Rio vai ter uma boa receptividade”, diz o diretor do órgão ligado à prefeitura. Ele também destacou a importância do Pedala Rio para a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. “A iniciativa é muito importante para a preservação do meio ambiente, já que diminui o número de usuários de automóveis e integra os meios de transportes cariocas. Além disso, o Rio é a primeira cidade do país a criar este sistema. Acredito que esses fatores geram um impacto positivo na campanha Rio 2016”, avalia Belo.

Nos próximos 15 meses estão previstas a abertura de um total de 50 estações, espalhadas por diversos bairros da Zona Sul da cidade, como Ipanema, Leblon e Lagoa, além da Tijuca, na Zona Norte, e do Centro. O diretor adjunto do IPP revelou que existe a possibilidade de expansão do projeto para a região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. “Pensamos em já nesse primeiro momento colocar estações na Barra da Tijuca por causa dos aparelhos esportivos do bairro construídos para os Jogos Pan-Americanos 2007. Mas preferimos fazer um projeto menor. Acredito que com o sucesso do sistema, ocorra a expansão para esta região”.

As estações do Pedala Rio vão abrigar de 10 a 14 bicicletas e funcionarão das 6h às 22h. Para alugar as bicicletas será necessário se cadastrar na internet e escolher um dos planos disponíveis. Os primeiros 30 minutos de uso serão gratuitos. Até o dia 29 de dezembro, o serviço está em fase de testes para identificar falhas e promover melhorias no sistema.

Nenhum comentário: