sábado, 13 de dezembro de 2008

Fábrica da Poesi será implodida na quarta-feira


Créditos à EMOP-RJ

A EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro, órgão vinculado à Secretaria de Obras) realizará na próxima quarta-feira (17/12) a implosão de cinco dos nove prédios desativados da fábrica da Poesi, na Estrada do Itararé, 690, em Ramos. Essa é considerada uma das etapas mais importantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão. Na área da antiga fábrica de lingerie, de aproximadamente 55 mil metros quadrados, serão erguidos importantes equipamentos comunitários – entre eles, Escola de Ensino Médio de Referência e Centro de Referência da Juventude - formando um pólo de educação e cultura na região.

Há uma semana, os moradores vêm sendo orientados sobre a implosão da próxima quarta-feira. Vistorias cautelares foram realizadas, com fotografias e relatórios, abrangendo mais de mil residências num raio de 200 metros de um traçado de segurança pré-definido para a intervenção. Quarta-feira, a mobilização será iniciada às 7h, com a retirada de aproximadamente cinco mil moradores da área de segurança. Eles serão levados em kombis para o terreno da fábrica Hélio Gás, na Estrada do Itararé, 791. Estima-se que sejam necessárias cinco horas para esse remanejamento, com a implosão prevista por volta de 13h. A Avenida Itararé será interditada de 12h às 14h.

Os moradores remanejados temporariamente permanecerão no terreno da Hélio Gás até as 16 horas, participando de diversas atividades. Serão oferecidos serviços de cidadania, como certidões de nascimento e casamento e segunda via de documentos. Um cordão de 250 policiais militares será feito no alinhamento da área de segurança, para proteção das residências dos remanejados temporariamente.

Nenhum comentário: