quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Parque da Serra da Tiririca vai contar com demarcação física

Créditos ao site do Governo do EstadoParque Estadual da Serra da Tiririca

O Parque Estadual da Serra da Tiririca completou 17 anos em 2008 e vai ter a demarcação física determinada em 2009. Segundo ao administrador do parque, Adriano Lopes de Melo, uma série de medidas já foram tomadas para melhorar a estrutura do local, como a implantação de placas informativas bilíngües e criação de material didático sobre o parque.

-O parque foi criado por apelo popular e, desde então, vem sendo reconhecido como um local importante de preservação. Estas medidas simples ajudam a dar um caráter mais institucional a toda trabalho realizado ali – explicou Melo.

Ele acrescentou que existem problemas de ocupação irregular no parque, que fica em áreas de expansão urbana, entre Niterói e Maricá.

-Apesar dessa pressão urbana, o parque, por ser montanhoso, acaba criando dificuldades naturais para uma maior invasão. Mesmo assim vamos instalar marcos físicos de 50 metros para orientar as pessoas.

Melo acrescentou que será revitalizado o caminho percorrido pelo pesquisador Charles Darwin, em 1832, dentro do Parque da Tiririca em direção à Região dos Lagos.

- O Caminho Darwin, hoje uma estrada de cerca de dois quilômetros, será revitalizado. Assinamos um acordo com a UFF para fazer um concurso entre os alunos de Arquitetura e Urbanismo da universidade. O melhor projeto será implementado no local.

Segundo Melo, os projetos devem conter pórtico, placas interpretativas, mirantes, pequenas praças. Na segunda fase devem ser acrescentados monitores ambientais e desapropriação de imóveis.

- Esse é um projeto grande, que vai atrair muitos turistas para Niterói e Maricá e vai projetar o parque e estes municípios em nível internacional.

Nenhum comentário: