quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Acordos entre Brasil e França vão beneficiar o Estado do Rio

Créditos à Rafael Masgrau

Centro do Rio de Janeiro

O governador Sérgio Cabral acompanhou, na manhã desta terça-feira (23/12), no Hotel Copacabana Palace, a cerimônia de assinatura de atos internacionais, pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, entre os dois países. Dentro do plano de Parceria Estratégica franco-brasileira, que tem como metas o desenvolvimento de acordos nos campos político, econômico, comercial, espacial, nuclear, tecnológico, educacional, ambiental e científico, o Estado do Rio de Janeiro foi contemplado com dois programas de investimentos e transferência de tecnologia.

Está prevista, entre outras ações e investimentos governamentais para o Rio de Janeiro, fomento à realização do programa brasileiro de desenvolvimento das forças submarinas, em uma parceria envolvendo a Marinha do Brasil, a DCNS francesa, a Odebrecht e o Consórcio Sepetiba para a construção de submarinos, de um estaleiro e de uma Base Naval.

O governador Sérgio Cabral considerou importantes para o Rio de Janeiro os investimentos previstos com a assinatura dos protocolos e acordos de cooperação entre os dois países e lembrou que ambos vão representar a geração de empregos e a transferência de tecnologia para o país.

- É importante para o Rio de Janeiro atrair novos e grandes investimentos como os anunciados pelos presidentes Lula e Sarkozy neste momento de crise financeira internacional. Como bem disse o presidente Lula, para combater a crise são necessários investimentos em produção, geração de empregos e consumo – festejou o governador.

O presidente Lula, por sua vez, também ressaltou os benefícios que serão gerados para os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais com alguns dos acordos bilaterais assinados esta manhã na presença dos governadores Sérgio Cabral e Aécio Neves.

- Tanto o Rio quanto Minas Gerais irão se beneficiar do acordo assinado para a produção de helicópteros, porque a aeronave será montada em Itajubá (MG) e aqui no Rio de Janeiro o companheiro e governador Sérgio Cabral vai produzir a turbina - disse Lula, ao lado dos governadores que, junto com o presidente Sarkozy, posaram para a câmera dos fotógrafos e do público presente à cerimônia, formado por ministros brasileiros e franceses, empresários e representantes da Forças Armadas.

Está previsto para os próximos dias o anúncio de novos investimentos da Turbomeca do Brasil, empresa líder mundial no desenvolvimento e produção de turbinas de pequena e média potência para helicópteros, que pretende expandir seus negócios na unidade de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Nenhum comentário: