quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Ministro do Esporte anuncia para 2009 o PAC da Copa no Brasil em 2014

Créditos ao site do Governo do Estado

Complexo do Maracanã

O ministro do Esporte, Orlando Silva, contabilizou 2008 como um ano bom para o esporte, em vista da participação de atletas brasileiros nas Olimpiadas de Pequim, e disse que, em 2009, o setor deverá contar com recursos aproximados aos R$ 550 milhões. O Ministério vai receber em janeiro levantamento feito pela Associação Brasileira de Desenvolvimento da Indústria de Base (ABDIB) sobre as necessidades de infra-estrutura em 12 cidades brasileiras, que poderão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Orlando Silva disse que o Brasil tentou negociar com a Fifa a escolha de 12 cidades para o evento, mas a entidade deverá decidir apenas por dez capitais, onde os estádios acomodariam os jogos. A partir dessa definição, que deverá acontecer em abril, o governo deverá começar a estudar a implementação do "PAC da Copa", que envolve obras de infra-estrutura, e também planos para a expansão do transporte de massa, além de medidas na área da saúde e da segurança pública, com vistas ao evento.

O ministro referiu-se ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em implementação em vários setores produtivos do país.

O governo vai estudar também, segundo Silva, o que pode ser feito pela iniciativa privada para que o Brasil seja dotado de condições para sediar o maior evento de futebol do Planeta. Ele lembrou que, na realização dos Jogos Pan-Americanos, em 2007, a contribuição do setor privado foi insignificante.

Nenhum comentário: