quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Rio 2016 vai saudar a chegada de 2009

Créditos ao site oficial Rio 2016

Contagem regressiva do reveillon será projetada na roda-gigante da candidatura do Rio de Janeiro

A partir do dia 2 de janeiro, cariocas e turistas poderão ter uma vista privilegiada da Cidade Maravilhosa com a inauguração da Roda Rio 2016, no Forte de Copacabana. Na virada do ano, cerca de dois milhões de pessoas, que estarão numa das praias mais famosas do mundo, acompanharão a contagem regressiva oficial do reveillon projetada na roda.

A data de abertura da roda está a exatos nove meses do dia 2 de outubro, quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciará a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A atração é um dos símbolos do desejo de receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A expectativa é que 200 mil pessoas visitem a roda até o dia 1° de março, data prevista para seu encerramento e aniversário da cidade. Este é o segundo ano em que a roda gigante é montada.

O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, acredita que a Roda Rio 2016 vai divulgar os ideais da candidatura pelo Brasil e pelo mundo. “A contagem regressiva na Roda Rio 2016 será o grande marco da passagem de 2008 para 2009. Um marco de uma candidatura cheia de paixão, energia, e vontade de vencer. O Rio de Janeiro merece receber os Jogos Olímpicos de 2016”, afirmou Nuzman.

Durante o passeio, o público conhecerá os projetos da candidatura Rio 2016. Para entrar na roda as pessoas passarão pela Tenda Rio 2016 - um túnel de experiências onde serão exibidos informações sobre a candidatura. Além disso, na Praça Rio 2016 serão disponibilizadas informações objetivas sobre projetos. A partir das 23h, imagens da cidade e outras associadas ao esporte serão projetadas na roda.

A roda-gigante de 36 metros de altura e 80 toneladas possui 24 gôndolas com capacidade para 144 pessoas. Cada cabine abriga seis pessoas e uma é adaptada para pessoas com deficiência. O passeio tem a duração média de três minutos. O espaço de sete mil metros quadrados onde a atração está localizada ainda abrigará bares para que o público possa desfrutar de um dos visuais mais bonitos do Brasil e tembém se confraternizar. Um container igual ao que levará os dossiês para serem entregues ao Comitê Olímpico Internacional ficará no espaço para que as pessoas deixem sua mensagem de apoio à candidatura.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, acredita que a roda-gigante trará sorte à candidatura. “Esta é a roda pé-quente da campanha Rio 2016 e vai abençoar a nossa vitória”, disse o Governador Sérgio Cabral, que pediu aos organizadores do evento que mantenham a Roda Rio 2016 até a visita da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional, em abril de 2009. A Roda Rio 2016 é um evento idealizado pela Dream Factory em parceria com o Comitê de Candidatura Rio 2016, o Governo Federal e o Governo do Estado.

Nenhum comentário: