terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Investe Rio tem sua capacidade operacional e financeira ampliada

Créditos à Secretaria de desenvolvimento econômico

Centro do Rio de Janeiro

Bons ventos sopram para as políticas de fomento e desenvolvimento econômico do estado. A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (16/12) o projeto de lei 1.915/08 - que amplia a capacidade operacional e financeira da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (Investe Rio), alterando dispositivos da Lei Estadual 3.517/00 que instituiu a agência. De acordo com o projeto de lei - que deverá ser sancionado pelo governador Sérgio Cabral nos próximos 15 dias - a Investe Rio poderá financiar também empresas de grande porte, municípios fluminenses, empresas do setor de comércio e projetos de agricultura familiar.

Segundo o presidente da Investe Rio, Maurício Chacur, as alterações na legislação, além de permitir a agência ampliar o seu leque de atuação, vão possibilitar alavancar ainda mais as políticas de fomento do estado com sustentabilidade econômico-financeira e apoiar cada vez mais empreendimentos geradores de emprego, renda e qualidade de vida para a população.

- Na redação da lei original, a agência estava autorizada a financiar micro, pequenas e médias empresas em projetos industriais, agropecuários, turísticos e de serviços. Com a nova redação, vamos dar um forte up-grade em nosso leque de atuação passando a financiar grandes empreendimentos, empresas do setor de comércio varejista, projetos de infra-estrutura capitaneados por municípios, bem como de agricultura familiar individual e coletiva – informou Maurício Chacur, ressaltando que tais modificações seguem as normas do Banco Central do Brasil (Bacen).

Ainda de acordo com Maurício Chacur, a Investe Rio é a única instituição financeira do Governo do Estado voltada para financiamento de longo prazo e vinha recebendo diversas solicitações de grupos econômicos de grande porte para apoiar tanto projetos próprios quanto de seus fornecedores.

Nenhum comentário: