terça-feira, 16 de dezembro de 2008

GOVERNO IMPLODE AMANHÃ CINCO DOS NOVE GALPÕES DA POESI, NO ALEMÃO

Créditos à EMOP-RJ

Em segundo: complexo do Alemão
Em primeiro plano: igreja da Penha

Cinco dos nove galpões da antiga fábrica de lingerie Poesi, na Estrada do Itararé, 690, em Ramos, serão implodidos nesta quarta-feira (17/12), às 13h. Serão usados 250 quilos de dinamite para colocar no chão as estruturas que darão lugar a unidades habitacionais, escola e Centro de Referência da Juventude. Dos demais galpões, dois serão demolidos convencionalmente e dois preservados.

Os moradores das casas próximas à área de implosão começarão a ser retirados de suas residências por volta das 6h da manhã, numa operação conjunta da Polícia Militar e das lideranças comunitárias. São cerca de cinco mil pessoas que ficarão no terreno da fábrica da Heliogás, no número 791, aguardando o final de todo o processo. A Estrada do Itararé ficará interditada ao tráfego entre 12h e 14h, para não colocar em risco os motoristas.

As obras de construção das 472 unidades habitacionais, da escola de Ensino Médio e do Centro de Referência começam em março. Na antiga fábrica da Cavo, na Avenida Itaóca, 1774, estão sendo construídos mais apartamentos duplex, que devem ser inaugurados já no primeiro trimestre de 2009. Serão as primeiras obras físicas entregues na região.

Segundo o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, essa é uma área de grande importância para todo o projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão. As casas abrigarão grande parte dos moradores que estão hoje em áreas onde serão construídas as estações do teleférico e onde serão instalados os pilares que sustentarão os cabos.

As vans que levarão os jornalistas até o ponto de observação da implosão, no Morro do Adeus, sairão da Avenida Itaóca, 1774 (canteiro de obras da antiga fábrica da Cavo), a partir das 11h. O acesso ao local será feito apenas por essas vans.

Nenhum comentário: