terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Gás Energy Chemicals inaugura sede no Rio de Janeiro

Créditos à Portal Fator Brasil

Centro do Rio de Janeiro

Um dos setores da holding acredita em um mercado químico competitivo com agregação de valor na base da produção, precificação com foco especialmente nos combustíveis renováveis, hoje ponta de negócios do Brasil e América Latina para o mundo.

A Gás Energy Chemicals, inaugurou sua sede no centro do Rio de Janeiro no dia 15 de dezembro (segunda-feira), ocasião em que assinou acordo de cooperação com a Escola de Química da UFRJ, em uma iniciativa inédita no país que permitirá a troca de conhecimento, informações e expertise entre uma empresa e uma instituição acadêmica da área química. De acordo com os termos da parceria, a Gás Energy Chemicals terá acesso ao Sistema de Informação sobre a Indústria Química (Siquim), formado por bases de dados de setores e segmentos do complexo químico com abrangência mundial.

O sistema, de propriedade da escola, inclui informações e dados de química fina (fármacos, defensivos, corantes, pigmentos, aditivos e cosméticos), petroquímica, carboquímica, alcoolquímica e de derivados de produtos naturais. Bancos de patentes, informações sobre processos de produção, tecnologia, produtos e mercado do mundo inteiro estão registrados no Siquim. Com a base de dados, o Siquim está capacitado a realizar estudos para as diversas cadeias produtivas da indústria química.

"Através deste acordo teremos acesso a informações técnicas e acadêmicas que nos permitirão oferecer aos nossos clientes análises mais apuradas sobre o mercado, com foco na inteligência competitiva", afirma Carlos Lopes, sócio-diretor da Gás Energy Chemicals. E acrescenta: "Vamos aliar nossa experiência empresarial e agregar nossa expertise de análise de dados, de forma a complementar o conhecimento acadêmico com a visão executiva para que os nossos clientes tirem o melhor proveito possível dessa parceria".

Mas o entusiasta acredita que neste momento o Brasil não deve perder a oportunidade de agregar valor às matérias-primas, principalmente quando o mundo discute e cada vez mais amplia para os renováveis como biocombustíveis, biodiesel, etc. E cita a precificação como decisão importante para se posicionar dentro da cadeia produtiva “se hoje a Dow Química, Braskem e Basf busca novos mercados e amplia participações em países até de riscos, o Brasil com todas as condições favoráveis tem que ficar alerta para um grande mercado mundial, mas que para estar bem deverá se situar”, frisa o executivo.

Carlos Lopes lembra que os produtos químicos está presente em praticamente todos os segmentos do mercado e que no Brasil representa 3% no PIB industrial brasileiro.

A indústria química brasileira - Segundo a Associação Brasileira de Química (Abiquim), em 2007 o faturamento da indústria química brasileira chegou aos 103,5 bilhões de dólares, com ênfase para os Produtos Químicos de Uso industrial com 55,10 bilhões de dólares, e em seguida os Produtos Farmacêuticos com 14,60 bilhões, em uma lista que entra Adubos e Fertilizantes com 9 bilhões; Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos na casa dos 8,80 bilhões, Sabões e Detergentes faturou 5,50 bilhões; Defensivos Agrícolas 5,40 bilhões; Tintas, Esmaltes e Vernizes 2,40 bilhões, entre outros que faturaram 2,70 bilhões (Fonte: Aliceweb/Secex).

A indústria no mundo – Segundo fontes da ACC, CEFIC e Abiquim, em 2007 o mercado era estimado em 3,184,4 bilhões de dólares, e o Brasil aparece em 9º lugar,à frente da Índia, Espanha, Rússia e Holanda, em uma lista em que os Estados Unidos aparece em primeiro seguido da China, Alemanha, Japão, França, Coréia, Reino Unido e Itália.

Ainda de acordo com a fonte o valor agregado hoje chega apenas aos 40%, e o segmento desde 1995 que atua com instabilidade, destacando um pico em 2004, mas perdendo terreno nos últimos anos.

No quesito exportação e importação houve pico na importação que não pára de crescer, saindo em 1991 dos 3,6 bilhões de dólares, e em 2007 atingiu 23,9 bilhões de dólares, contra 2,1 bilhões de dólares e 107,7 bilhões de dólares em exportações no mesmo período, e previsão para 2008 é que o déficit chegue aos 23 bilhões de dólares.

A Gas Energy Chemicals focado neste mercado vai usar o know-how e atuar além na América Latina, também em outros países.

Para a coordenadora do Siquim, professora Adelaide Maria de Souza Antunes, o acordo de cooperação entre a Escola de Química e a Gás Energy Chemicals gera uma sinergia muito bem-vinda e mais do que necessária. "Para nós, professores, é importante interagir com uma empresa para atualizar nossa visão de mercado e dessa forma, transmitir aos alunos um conhecimento aplicado à realidade empresarial do setor", afirma Adelaide.

Sobre a Gás Energy Chemicals: É o braço na área de química da consultoria Gás Energy . Entre os seus serviços destacam-se a elaboração de planos de negócios, estudos e análises na área de inteligência competitiva, análise de oportunidades e apoios negociais.

A Gás Energy Participações é a holding das empresas que compõem o Grupo Gás Energy Criada em setembro de 2008, a empresa foi constituída a partir de um processo estruturado de crescimento da Gás Energy Assessoria Empresarial.

Com sede em Porto Alegre, e comandada por seus sócio-fundadores, Douglas Abreu e Marco Tavares, a Gás Energy Participações concentra a gestão das empresas do Grupo, que, juntas, congregam expertises que se complementam ao longo da cadeia produtiva e ampliam o raio de atuação para a América Latina.

O Grupo Gás Energy conta com um Conselho Consultivo formado por executivos reconhecidos no mercado de energia e de petroquímica. O Conselho Consultivo é um órgão de apoio e orientação. Este fórum de planejamento e de definição de estratégias tem como objetivo promover um ambiente propício para o melhor aproveitamento das sinergias entre as empresas. São elas: Gás Energy Assessoria Empresarial - desde 2005 a empresa atende clientes nos setores de gás natural, petróleo e energia no Brasil através de assessorias, projetos e seminários.

Gás Energy Chemicals - criada em setembro de 2008, em parceria com o economista Carlos Alberto Lopes, a empresa atua nas áreas química&petroquímica e em toda a cadeia produtiva, focada nas atividades de inteligência competitiva, com o objetivo de agregar valor às empresas clientes.

Gás Energy Latin America - criada em parceria com o engenheiro Álvaro Rios, ex-ministro dos Hidrocarburos na Bolívia e ex- secretário executivo da OLADE no diênio 2006/2007, a empresa tem como foco fortalecer e ampliar o atendimento à indústria energética e principalmente a cadeia de valor do gás natural nos mercados da América Latina.

Energy New Ventures - uma empresa composta por 50% Gás Energy Participações e 50% de investidores, a Gás Energy New Ventures está direcionada para estruturar, apoiar e aportar conhecimento técnico na formação de novos negócios na indústria de petróleo, gás natural, energia e biocombustíveis.

Na equipe da Gás Energy Chemicals ainda contam com a engenheira Gilda Bouch, consultora e sócia do empreendimento.

João Carlos de Luca, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), esteve presente no evento e parabenizou a Gás Energy Chemicals pela grande equipe renomada que mesmo num momento em que se vive incertezas mundiais, usa a agressividade competente para ganhar novos mercados.

Também presente, Alvaro Ríos, ex-ministro de hidrocarburos da Bolívia e ex-secretário executivo da OLADE (organização latino-americana de energia) no período 2006-2007 através da criação da Gas Energy Latin America.

E registro também para o professor da UFRJ Luiz Antonio D'Ávila que frisou a importância da universidade interagindo com o mundo dos negócios, ou seja, o 'mundo real'.

Ainda prestigiando a inauguração vários engenheiros, amigos e parceiros da holding Gás Energy.

A Gás Energy Chemicals surge de um processo natural e estruturado de crescimento da Gás Energy , que identificou a necessidade de expandir e integrar suas atividades ao longo da cadeia produtiva, na busca permanente da excelência no atendimento aos seus clientes.

A expertise da Gás Energy Assessoria Empresarial, que já oferece assessoria na área de energia, é complementada pela Gás Energy Chemicals na consolidação da cadeia química produtiva, nos segmentos industriais que agregam valor às matérias-primas.

Agregar valor ao negócio dos clientes Gás Energy é o principal objetivo da Gás Energy Chemicals.

A Gás Energy Chemicals, uma empresa 51% da Gás Energy Participações, está capacitada a contribuir com seus Clientes no estabelecimento de diagnósticos, no suporte à Inteligência Competitiva, bem como na criação de estratégias e implementações, com o objetivo de otimizar a rentabilidade de suas atividades industriais, ampliando a competitividade do negócio.

Os serviços oferecidos, como análises, estudos e projeções, pressupõem o entendimento do cenário macroeconômico e do ambiente competitivo, que resultam em ferramentas de suporte à tomada de decisão de seus executivos.

O acesso à informação atualizada e de qualidade é fundamental para a realização dos serviços oferecidos pela Gás Energy Chemicals. Para garantir essa condição, a empresa já conta com um acordo de cooperação com o Siquim (Sistema de Informação sobre a Indústria Química da Escola de Química da UFRJ), uma parceria que permite o acesso a diversos bancos de dados nacionais e internacionais, no âmbito da Indústria Química e seus segmentos.

Flexibilidade, agilidade, competência e expertise, aliadas à parcerias estratégicas são os fatores-chave para o sucesso no atendimento às necessidades dos clientes da Gás Energy Chemicals em toda a América Latina.

Apoio na preparação de planos de negócio: • Diagnóstico e análise da indústria química e seus segmentos | • Avaliação da cadeia produtiva da indústria química e interligações do upstream ao downstream | • Desenvolvimento de novos negócios e oportunidades de investimento na indústria química e seus segmentos | • Análise de competitividade: padrão de concorrência, competitividade entre produtos e matérias-primas | • Avaliação técnica e econômica de projetos da indústria química | • Estudos de mercado de produtos químicos | • Análise e modelagens de preços de produtos químicos.

Apoio para negócios em movimentos empresariais:• Contratos, arbitragens, due diligences, fusões, suprimentos.

Perfil.: Carlos Alberto Lopes, é economista, com mais de 30 anos de experiência profissional, tem pós-graduação executiva em Petróleo e Gás pela UFRJ/Coppe; especialização em Petroquímica pelo IBP e pós-graduação em Engenharia Económica e Administração Industrial pela UFRJ. Ocupou diversas funções executivas na Metanor/Copenor,Abiquim, Petrobras Química, Petrobras, Petroflex, Estireno do Nordeste-EDN, Bndespar, e é membro das comissões de gás do IBP e de economia da Abiquim.

Douglas Abreu, engenheiro químico com MBA em Administração de Empresas e especialização em Engenharia de Processamento Petroquímico. Sua experiência profissional de mais de 30 anos no setor, conta com atuações na Petrobras, Petroflex, Copesul, CPP e Braskem.

Marco Tavares, engenheiro químico tem dois MBAs em Marketing e um Internacional Gás Business Manegment Certificate, título obtido no IHRDC – Internacional Human Resources Development Corporation. Com mais de 25 anos nos mercados de petróleo, gás natural e indústria petroquímica, aluando em empresas como Copesul, Petróleo Ipiranga e na espanhola Repsol-YPF. | Foto: Diretores da Gás Energy, professores da UFRJ e o presidente do IBP João Carlos de Luca

Nenhum comentário: