terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Virada de ano no Rio exige boa preparação!

Créditos à Folha de S. Paulo

Virada de Ano em Copacabana-2007

Se quiser comer a última refeição de 2008 em algum restaurante, pare de ler e ligue agora, faça reserva, confirme. Uma vez no Rio, é difícil demais adiar a ida à praia para ir atrás de um restaurante que tenha vagas. Não adie, resolva agora.

Show de fogos de artifício na praia de Copacabana, no Rio, foi acompanhado por mais de 2 milhões de pessoas no último Réveillon
Se quiser fazer uma ceia em casa, se alugou um imóvel, a preparação não é menos importante. Um supermercado na tarde do dia 31 de dezembro é dos lugares mais chatos do mundo --todos os que não se programaram estão ali, tentando achar ingredientes. Ninguém quer fechar o ano assim.

Compre os ingredientes antes e, de preferência, pense também no almoço, na alimentação do dia todo. Conseguir comprar um sanduíche na tarde do último dia do ano é um exercício de paciência.

Se quiser aproveitar a praia durante o dia 31 de dezembro e estiver hospedado em um lugar que não for próximo o suficiente do mar para caminhar até lá, prepare-se para enfrentar o trânsito ou saia da praia antes de as ruas serem fechadas. Uma vez que elas fecham --o tráfego de carros é interrompido à tarde--, tudo vira um caos digno do rush à paulistana.

Se quiser passar a virada na festa da praia, vá caminhando. A cidade fica tomada de pedestres que comemoram o fim de mais um ciclo de 365 dias. Todos rumo à praia, para ver a queima de fogos, assistir ao show, levar flores ao mar. É uma das partes mais legais da festa. Porque a festa está em todos os lugares. E vai andando, em blocos, para a frente do mar. E você vai junto.

Uma vez na praia, combine pontos de encontro com os amigos em caso de desencontros. É tanta gente querendo desejar feliz Ano Novo ou tentando reencontrar os amigos perdidos que os telefones celulares entram em pane. Ao menos perto da virada de 2007 para 2008 eles não funcionavam. Eram votos congestionados.

Quando a meia-noite estiver chegando, prepare-se. A queima de fogos é eletrizante. Tanto que é possível até esquecer de que é nessa hora que se deve abraçar os amigos. E, se você lembra, seus amigos provavelmente precisarão ser despertados do transe para retribuir o abraço. Vale cada perrengue.

No caso de uma festa pós-virada, também vá à pé. Enquanto estiver nos arredores dos palcos onde há shows musicais, prepare-se para dançar mesmo sem querer. Porque pessoas vêm andando e dançando ao mesmo tempo, e elas são muitas. É uma baita confusão, mas começar o ano dançando, ainda que involuntariamente, só pode ser bom sinal.

PREPARE-SE

COPACABANA
A virada de ano nessa praia reúne mais ou menos 2 milhões de pessoas.

TORCICOLO
A queima de fogos dura cerca de 20 minutos; na virada passada, foram 22 minutos.

CALÇADO
Mesmo que dê muita vontade de tirar o sapato, evite ficar descalço. A areia fica cheia de cacos de vidro e afins. Para fugir de desconfortos, como areia dentro da sandália, vá de tênis.
INDISPENSÁVEL
Leve apenas o que for necessário mesmo, como dinheiro, um documento e o que mais for estritamente indispensável.

O RETORNO
Os táxis não trabalham com o taxímetro ligado, eles funcionam com preços fechados. A variação de preço é pequena de um para o outro. No ano passado, para ir de Ipanema à Urca, desembolsava-se R$ 30.

O DIA SEGUINTE
Um banho de mar no dia 1º de janeiro parece uma idéia ótima, mas todas as flores que Iemanjá não conseguiu pegar estarão lá nadando com você. A areia, no entanto, é limpa com rapidez e eficiência impressionantes.

Nenhum comentário: