terça-feira, 16 de dezembro de 2008

IEF quer ampliar Parque Estadual dos Três Picos

Créditos à Agência Rio de Notícias

Parque Estadual dos Três Picos

O Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) promove nesta quarta-feira (17) duas consultas públicas sobre a ampliação do Parque Estadual dos Três Picos, na Região Serrana do Estado do Rio. De acordo com a proposta, o parque, o maior do estado, com 46,3 mil hectares, será acrescido de mais 14 mil hectares de áreas florestadas que se destacam por deter um dos maiores índices de biodiversidade do Estado do Rio.

O presidente do IEF/RJ, André Ilha, informou que a proposta de ampliação tem o objetivo de aumentar a proteção do corredor ecológico da Serra do Mar, aumentando as condições de sobrevivência de espécies ameaçadas.

Segundo ele, os estudos procuraram excluir da proposta, criteriosamente, as propriedades rurais produtivas existentes na região, com especial atenção para os pequenos agricultores.

A ampliação vai abranger áreas de Macaé de Cima, em Nova Friburgo e da Serra da Botija, no limite entre Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Entre os pontos conhecidos que passariam a fazer parte do parque estão o Morro do Maratuâ e o Alto do Pico, em Macacu, e a Pedra Baleia, em Silva Jardim, além de áreas de Teresópolis e Guapimirim.

As consultas públicas acontecem em Nova Friburgo, às 9h, no auditório da Associação Comercial (Avenida Alberto Braune, 111/2º andar) e, em Cachoeiras de Macacu, às 17h, no auditório da Prefeitura (Rua Oswaldo Aranha, 6).

Nenhum comentário: