quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Cedae anuncia inauguração da Estação de Alegria para janeiro de 2009

Créditos à Cedae

Floresta da Tijuca

Durante o evento “Pacto do Saneamento e Lixão Zero”, o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, anunciou a inauguração pelo governador Sérgio Cabral, no próximo dia 26 de janeiro, do sistema secundário da Estação de Esgoto de Alegria (ETE), no Caju. Essa obra, a mais importante do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG), vai reduzir em 98% a carga poluidora dos 2.500 litros por segundo do esgoto tratado pela ETE, maior do que vazão de 14 das 26 capitais brasileiras. Participaram do evento, o governador Sérgio Cabral, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e a secretaria do Ambiente, Marilene Ramos.

- A entrada em operação do novo sistema de tratamento secundário de Alegria será um marco na história do saneamento ambiental do estado do Rio de Janeiro e no PDBG. No dia 26, estaremos colocando em funcionamento o sistema secundário, que vai retirar 98% das impurezas de uma vazão de 2500 mil litros por segundo, ou seja, estaremos tratando mais esgoto com mais qualidade. É a maior retirada de esgoto que era despejado in natura na Baía de Guanabara de uma tacada só - explica Wagner Victer, ressaltando que a Estação irá se transformar em um Centro de Visitação Ambiental, que vai receber estudantes de escolas estaduais e de faculdades.

O presidente da Nova Cedae lembrou ainda que, há dois anos, a Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria recebia apenas 500 litros por segundo, que eram tratados pelo sistema primário, retirando apenas 30 a 40% das impurezas.

No centro de tratamento de Alegria, também vai funcionar um aquário de 15 mil litros do efluente tratado pela estação, onde viverão carpas. O aquário servirá para provar a qualidade do novo sistema de tratamento. A ETE também abrigará uma incubadora de mudas para o reflorestamento. O Viveiro, que será batizado com o nome do empresário Arthur Sendas, terá capacidade para produzir 35 mil mudas por ano. Além disso, o centro de tratamento contará também, no futuro, com uma planta de geração de energia elétrica a partir do biogás, cujo gerador será instalado ainda no primeiro semestre de 2009. Haverá também uma unidade de produção de biodiesel, a primeira construída no Brasil, capaz de separar a espuma do esgoto para a fabricação do biodiesel. O projeto foi concebido com tecnologia alemã.

Nenhum comentário: