quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Cabral inaugura Rio Simples e entrega trem refrigerado

Créditos à Elianah Jorge

Rio de Janeiro

A população do Rio de Janeiro ganhou nesta quinta-feira (18/12) dois presentes. O primeiro foi a reinauguração, pelo governador Sérgio Cabral, do Rio Simples, unidade que reúne serviços de utilidade pública no subsolo do edifício da Central do Brasil, no Centro. Em seguida, Cabral entregou o 35º trem com ar-condicionado à SuperVia, em cerimônia realizada na plataforma 2 da estação Central do Brasil.

- Dos 35 trens com ar-condicionado entregues em dez anos de concessão, 13 foram feitos nos dois anos do nosso governo. Mais três serão entregues em breve. Agora, vamos fazer a licitação para a compra de mais 30 trens, e com isso o Rio de Janeiro vai avançando. Hoje, um terço dos 508 mil passageiros já usa trem com ar-condicionado, apesar de eles ainda serem 35 em um total de 160. Vamos avançando e mais passageiros vão usando trem com ar-condicionado, com mais conforto e dignidade - comemorou o governador.

Recuperado pela empresa francesa Alston através do Programa Estadual de Transportes (PET), o trem pode transportar mil pessoas por viagem. Para garantir a segurança dos passageiros, a unidade ficará em fase de testes por 30 dias. Os outros 34 trens com ar-condicionado já circulam nas linhas Deodoro, Bangu, Campo Grande, Novas Iguaçu, Belford Roxo, Saracuruna e Gramacho, atendendo a população das zonas Norte e Oeste e da Baixada Fluminense.

Rio Simples

O Rio Simples da Central do Brasil tem capacidade para atender duas mil pessoas por dia através de balcões de serviços. Coordenada pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), a unidade foi totalmente reformada e passa a oferecer mais conforto aos usuários, através dos novos gerenciadores de fila eletrônicos, novo mobiliário, ar-condicionado e melhor estrutura para atendimento. No Rio Simples, o cidadão encontra serviços oferecidos pela CEG, Cehab, Correios, Defensoria Pública, Detran, IFP, Jucerja, Procon, Proderj, RioPrevidência, Serasa, além do atendimento das secretarias de Trabalho e Renda e de Transportes..

A unidade emite carteira de identidade em 24 horas, em caso de primeira via para pessoas de até 23 anos e segunda via para os que já têm cadastro no Detran. Nos demais casos, o documento é emitido em 15 dias. Também foram reduzidos os prazos para entrega de atestado de antecedentes, de 30 para cinco dias, além do vale social (auxílio para doentes crônicos e portadores de deficiência), que é emitido em cinco dias para pessoas em tratamento de câncer.

- Fiquei muito satisfeito por ter visto as melhorias em um centro de atendimento do Estado que estava completamente mal instalado, com baixo conforto e pouca eficiência, como visto nas fotos do passado - disse o governador.

Cabral aproveitou para anunciar a inauguração do Rio Poupa Tempo, prevista para junho de 2009. O programa, que será coordenado pela Jucerja e vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, terá unidades na Zona Oeste e na Baixada Fluminense. A unidade funcionará como um super RioSimples, com cinco vezes mais espaço e capacidade de atender, no mínimo, dez mil pessoas por dia. O serviço irá oferecer atendimento de outros órgãos públicos e de empresas prestadoras de serviços.

- Já foi feita a licitação e teremos dentro de alguns meses o Rio Poupa Tempo, seguindo o exemplo de São Paulo. As unidades funcionarão em Bangu e em São João de Meriti – adiantou Cabral.

O governador informou que em breve o Rio Simples oferecerá serviço de perícia médica para que pessoas que sofrem de doenças crônicas possam ser avaliadas, reduzindo o tempo de espera para receber vale-transporte.

- Pegamos vinte mil pessoas que solicitavam vale-transporte por doença crônica e que os exames estavam represados. Já reduzimos esta espera para nove mil. A visita ao Rio Simples foi muito boa. Vou tratar rapidamente de colocar uma perícia médica aqui para dar agilidade e mais conforto para o cidadão – disse Cabral.

Questionado sobre o valor das passagens, o governador respondeu que o aumento é autorizado por uma agência reguladora, e não nomeado pelo Governo do Estado.

- Deveriam checar como está em outros estados e fazer a comparação. Não posso responder de 2003 até agora, mas o que importa em relação ao transporte é perceber que em 1998 havia menos de 100 mil pessoas usando trens por dia e hoje são 508 mil. O serviço melhorou. Essa idéia de que tudo está nas mãos do Estado é antiga. Isso aqui não funcionava. É preciso fazer uma combinação que permita uma tarifa de ônibus, trem ou metrô razoável e, ao mesmo tempo, um serviço de boa qualidade - enfatizou Cabral.

Armas não letais

Sérgio Cabral informou que diversos agentes do Estado receberão treinamento para o uso de armas não letais que o Ministério da Justiça está adquirindo. O Estado do Rio de Janeiro receberá 450 pistolas de dardos paralisantes:

- As armas não letais serão utilizadas também por agentes do Degase. São armas que protegem a população sem corrermos o risco de se cometer uma injustiça, como a morte de um inocente ou mesmo de um bandido que poderia estar preso em vez de ser morto. Este é um instrumento importante - afirmou Cabral.

O governador informou também que a comunidade do Batan, em Realengo, ganhará uma companhia comunitária e que nesta sexta-feira (19/12) acontece a formatura de 120 policiais, além da inauguração da quadra de futebol no Morro Santa Marta e abertura do acesso à comunidade de Botafogo via Laranjeiras.

Nenhum comentário: