quinta-feira, 16 de julho de 2009

Valença poderá ampliar suas unidades ambientais

Créditos à SEA

Valença

Um trabalho para avaliar a possibilidade de se criar uma Unidade de Conservação na Serra dos Mascates, no município de Valença, começou a ser feito por uma equipe do Programa de Apoio à Criação de Unidade de Conservação Municipal (ProUC), da Superintendência de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA). O projeto está sendo realizado numa parceria com a Associação Estadual de Municípios do Estado do Rio de Janeiro (AEMERJ).

A visita ao município, nesta terça-feira (14/07), foi feita a convite do prefeito da cidade, Vicente Guedes. De acordo com a avaliação preliminar dos técnicos do ProUC/SEA, a Serra dos Mascates comporta um parque e, no entorno, uma grande Área de Proteção Ambiental (APA), que se estenderia até o Parque Estadual da Serra da Concórdia, unindo vários fragmentos florestais num grande corredor ecológico, fortalecendo a gestão, na região, da SEA e do seu órgão vinculado, o INEA.

A área vistoriada é coberta por remanescente de mata atlântica e possui espécies da fauna e da flora em extinção. Durante a visita foi possível observar tucanos, jacus, gavião pega-macaco, etc.

Segundo a superintendente de Biodiversidade da SEA, Alba Simon, o programa de apoio à criação de UCs municipais é um divisor de águas na medida em vai incentivar de forma mais agressiva a criação de parques e reservas municipais aumentando a participação no rateio do ICMs Ecológico, com a cultura de criação de parques municipal - um corredore de biodiversidade.

Após a visita, os técnicos do ProUC e da AEMERJ vão trabalhar em parceria com os técnicos do município de Valença e organizações ambientalistas na elaboração dos estudos técnicos e realização de consulta pública. Estima-se que as duas unidades poderão chegar a 30 mil hectares, podendo transformar o município de Valença no município com o maior percentual de áreas protegidas do estado.

Mais informações: ProUC/SuperBio/SEA = (tel:)21- 23345908

Nenhum comentário: