quinta-feira, 16 de julho de 2009

Festa do Municipal leva grande público à Cinelândia

Créditos à SEC-RJ

Theatro Municipal

Sentadas em cadeiras dispostas em frente ao palco pela produção do evento ou mesmo nas escadarias da Câmara dos Vereadores, centenas de pessoas assistiram e aplaudiram de pé ao espetáculo de balé clássico em homenagem ao centenário do Theatro Municipal, nesta terça-feira (14/7). Entre as atrações estavam o corpo de baile da casa mais elegante da cidade do Rio e sua primeira bailarina, Nora Esteves. Trechos de La Valse, Coppélia, e o Quebra Nozes foram assistidos por quem nunca teve a oportunidade de frequentar o palacete, inaugurado em 14 de julho de 1909. A apresentação popular foi a forma encontrada pelo Governo do Estado de aproximar as pessoas de um espaço de intensa atividade, mas de trajetória erudita. Ainda em obras, o Municipal, fechado desde outubro de 2008 para sua recuperação, receberá até o fim deste ano os ajustes finais para ser reinaugurado. Segundo a diretora da casa, Carla Camurati, a previsão é de que o Municipal volte a funcionar ainda no fim deste ano.

- Acho que a gente vive um momento muito especial neste centenário do Theatro Municipal porque não só estamos comemorando o fato de ter um teatro deste porte na nossa cidade, no nosso estado, como estamos dando de presente para ele a restauração que ele merece, cuidando da parte hidráulica, elétrica, do telhado, de tudo o que estava muito deficiente, até toda a sua parte artística, em que você tem toda as suas pinturas restauradas, os vitrais, os mosaicos. Além disso, o palco do teatro tem todo um projeto novo. Todos os consultores que estiveram aqui disseram que a gente tem um palco maravilhoso. Este é um momento muito especial para a cidade, para os funcionários do teatro, para o Governo do Estado, que na realidade brigou por isso, e para os patronos desta reforma. Isto que é lindo, você ter um teatro como este e ver como ele desperta amor em todos. Conseguimos levantar dinheiro para a reforma em tempo recorde – destacou.

Primeira bailarina do Municipal, Nora Esteves entrou para o corpo de baile do teatro aos 14 anos de idade. Sua história se confunde com a da casa centenária. Nora foi aplaudida de pé pelo público que assistiu às apresentações desta terça-feira.

- Ele é o palácio mais bonito do Brasil. Espero que depois desta reforma o Theatro Municipal esteja tinindo para outros 100 anos de cultura e beleza. É uma grande emoção estar aqui – disse.

Símbolo do balé clássico no Brasil, Ana Botafogo é a principal referência quando o assunto é o Theatro Municipal. A bailarina foi uma das ilustres espectadores do evento comemorativo, realizado na praça da Cinelândia.

- É uma alegria para todos nós, artistas e funcionários, comemorar o centenário do Municipal. E como não podemos comemorar dentro do teatro por causa das obras viemos aqui para o lado de fora. O público gosta. E não podíamos deixar de comemorar o aniversário sem música, sem arte, sem balé. Desde que eu entrei para o Municipal, em 1981, fazendo o balé Coppélia, foi uma grande emoção. Era o começo de uma trajetória que eu nem imaginava tão longa. O teatro fez e faz parte da minha vida há 28 anos – contou.

Às 20h, as apresentações pelo centenário continuam. O público poderá assistir a dois importantes nomes da música lírica internacional: o tenor argentino Marcelo Álvarez e a soprano coreana Sumi Jo, juntamente com o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro, que terá regência do maestro Roberto Minczuk.

Esta é a quarta grande reforma do Theatro Municipal desde a sua fundação, há um século. Em 1934, a primeira obra mudou a cara da sala de espetáculo, que foi ampliada. Na década de 70, ele sofreu sua primeira restauração, reabrindo em 79 com a proibição dos bailes de carnaval, que até então aconteciam no local. Na década de 80 aconteceu a terceira reforma.

Serviço

20h –Balé, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal

Solistas convidados: Marcelo Álvarez (tenor) e Sumi Jo (soprano)

Regência: Roberto Minczuk

Entrada Franca

Nenhum comentário: