quinta-feira, 2 de julho de 2009

Chinesa Wisco vai instalar siderurgia no Rio de Janeiro

Créditos à Dinheiro Digital

Rio de Janeiro

O grupo chinês Wuhan Iron & Steel (Wisco), um dos maiores grupos de siderurgia do mundo vai instalar uma fábrica no Estado do Rio de Janeiro, divulgou hoje a imprensa brasileira.

Segundo o Jornal do Brasil, a empresa chinesa informou, na quarta-feira, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que pretende instalar uma siderúrgica no Porto do Açu, na região Norte do estado.

Sérgio Cabral declarou que, inicialmente, 20 mil empregos serão criados com o empreendimento na cidade de São João da Barra (município onde foi construído o Porto do Açu, mas que só começa a funcionar em 2010).

O negócio, feito em parceria com o governo do Rio de Janeiro e o grupo brasileiro EBX, prevê investimentos de quatro mil milhões de dólares (2,850 mil milhões de euros).

"Esta parceria público-privada vai trazer riqueza e prosperidade ao nosso Estado, sobretudo a uma região que precisa tanto", comentou Cabral, que está a efectuar uma visita à China.

Sérgio Cabral destacou que, a partir da instalação da siderurgia, outras indústrias serão atraídas.

"A siderurgia é uma âncora para novos investimentos no Porto do Açu. Desde os investimentos na indústria naval, em equipamentos para o pré-sal (exploração de petróleo em águas marítimas profundas), aos investimentos na indústria automóvel, que pode instalar-se ali com garantias, porque terá aço de qualidade", acrescentou o governador.

Sérgio Cabral está na China desde 29 de Junho acompanhado de uma missão de empresários e a agenda de trabalho inclui encontros com presidentes de empresas e banqueiros, além de políticos.

Empresários da Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) também integram o grupo e o objectivo desta viagem é atrair investimentos da China.

Nenhum comentário: