sexta-feira, 26 de junho de 2009

Simulação na Baía da Guanabara mobiliza 80 pessoas e 15 embarcações

Créditos à SEA

Píer Mauá

Quando: Sexta-feira (26/06), às 9h30

Onde: Píer Mauá (Avenida Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá)

Cerca de 80 homens em 15 embarcações participam nesta sexta-feira (26/06), às 9h30, no Píer Mauá (Avenida Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá) de uma simulação de combate a acidente ambiental na Baía da Guanabara. Coordenado pela Defesa Civil do Estado, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) – órgão vinculado à Secretaria Estadual do Ambiente – e Capitania dos Portos, dentro do Programa de Emergência da Baía da Guanabara (PEBG), o exercício é realizado anualmente para treinamento conjunto dos funcionários das empresas que fazem parte deste Programa porque estão sujeitas às ocorrências de poluição por vazamento de óleo.

Durante o exercício, que deve durar cerca de uma hora, 600 metros de barreiras serão utilizadas para simular a contenção das manchas de óleo no mar. Dez embarcações vão ser usadas para a retirada do material. O objetivo é estruturar a cooperação das 25 empresas participantes do PEBG - entre as quais a Petrobras e a Ypiranga - e dos órgãos públicos que atuam no planejamento e execução das operações de combate a derramamentos, reduzindo os danos à população e ao meio ambiente, assim como os custos de cada operação.

A simulação vai reunir representantes dos órgãos responsáveis pela coordenação, Companhia Docas, Comlurb, Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Nenhum comentário: