sexta-feira, 19 de junho de 2009

Secretário participa de instalação do Comitê da Bacia do Baixo Paraíba do Sul

Créditos à SEAPPA-RJ

Campos dos Goytacazes

O secretário de estado de Agricultura, Christino Áureo, participa com a secretária de estado de Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Luiz Firmino Martins Pereira, da cerimônia de instalação do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul, nesta sexta-feira (19), às 13 horas, em Campos dos Goytacazes.

A composição do Comitê permitirá que as decisões do organismo influenciem na melhoria da qualidade de vida da região e no desenvolvimento sustentado das bacias hidrográficas. Instituído por Decreto Estadual em março deste ano, abrange integralmente e parcialmente 22 municípios, com baixo IDH e menor densidade demográfica e desenvolvimento econômico.

Os comitês tem por objeto gerenciar o uso dos recursos hídricos de forma integrada, descentralizada e com a participação de toda a sociedade, por este motivo considerado "Parlamentos das Águas".

A região Noroeste fluminense, área de maior abrangência do Comitê, é também a de menor cobertura vegetal do Estado, com apenas 3% de vegetação nativa. Sua constituição será importante, especialmente, no que diz respeito à captação e destinação de recursos e recuperação ambiental da região.

A solenidade será realizada no auditório do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), localizado na Avenida Alberto Lamego, 2000, Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes.

Nenhum comentário: