segunda-feira, 22 de junho de 2009

Secretaria de Cultura realiza oficina de segurança

Créditos à SEC-RJ

Rio de Janeiro

Preocupada com a proteção dos acervos históricos e culturais do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura, através do Sistema Estadual de Museus (SIM-RJ), em parceria com o IBRAM e a Secretaria de Cultura de São Fidélis, promove sua segunda Oficina de Capacitação, nos dias 22, 23 e 24 de junho.

Alain Jacques Raisson, por seis anos chefe do Serviço de Prevenção e Segurança contra incêndio do Museu do Louvre, em Paris, e autor do manual "Proteção contra incêndio e Pânico em Museus", será o palestrante.

Entre os assuntos abordados, estarão: ações preventivas contra roubos, furtos, incêndios e vandalismo, treinamento dos funcionários e monitoramento eletrônico.

Segundo Lucienne Figueiredo, Coordenadora do Sistema Estadual de Museus, essa é uma oportunidade para as entidades museológicas de todo o Estado adquirirem novos conhecimentos sobre segurança.

- O tema é muito oportuno e fundamental para todos que trabalham em instituições culturais. Trataremos da segurança física do patrimônio edificado, do acervo, dos funcionários e visitantes, disse Lucienne.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus pretende mapear todos os museus do Estado, públicos e privados, a fim de desenvolver políticas e programas conjuntos de preservação do patrimônio cultural. Visa, ainda, estimular e apoiar a implementação de novas instituições culturais, prestar consultoria aos museus, estimular programas de qualificação profissional na área museológica, além de, no futuro, estabelecer um banco de dados dos museus do Estado e seus acervos.

Alain Jacques Raisson

Raisson realizou diversos projetos de segurança para museus no Brasil, como o Arquivo Geral da Cidade, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (IPHAN) RJ, a Matriz Santo Antônio em Tiradentes (MG) IPHAN e a Fundação Roberto Marinho.

SEGURANÇA EM MUSEUS

Data: 22, 23 e 24 de junho

Local: Colégio Estadual de São Fidélis – Rua Teixeira Soares, 20

Horário: 10h às 17h

Palestrante: Alain Jacques Raisson

Nenhum comentário: